dc.contributor.advisor |
Lazzari, Letícia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lill, Jeanine |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-11-03T22:39:28Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-11-03T22:39:28Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/929 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca analisar como algumas relações entre identidade e descendência alemã podem influenciar na construção da identidade do professor de Língua Inglesa da rede pública de Vale Real-RS. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que utiliza a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados se deu sob o olhar da Análise de Conteúdo, tendo como base para a reflexão o referencial teórico sobre concepções de identidade, saberes docentes, bilinguismo e plurilinguismo. Alguns dos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Hall (2015), Pimenta (1997, 1999, 2005), Tardif (2002, 2009) e Grosjean (1985, 1994). Esse estudo demonstrou que são vários os aspectos componentes da identidade do professor de Língua Inglesa e sinalizou que, para os professores entrevistados, a descendência alemã não exerceu influência na escolha pela profissão docente. Suas motivações principais decorreram do fato de sempre gostarem da língua inglesa ou por outras influências. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study aims to analyze how some relations between identity and German descent can influence the identity construction of the English teacher from the public network school located in Vale Real, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This study performs qualitative research, which uses a semi-structured interview as an instrument for data collection. The data analysis took place under the perspective of Content Analysis, based on the reflection of the theoretical framework on conceptions of identity, teaching knowledge, bilingualism and plurilingualism. Some of the theorists who founded the research were: Hall (2015), Pimenta (1997, 1999, 2005), Tardif (2002, 2009) and Grosjean (1985, 1994). This study demonstrated that there are several aspects that form English teacher’s identity and that, for the teachers who were interviewed along this research, the German descent did not influence their choice of becoming English teachers. Their main motivations came from the fact that they have always liked the English language or came from other influences. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade (Psicologia) |
pt_BR |
dc.title |
Alguns aspectos identitários dos professores de língua inglesa da rede pública de Vale Real-RS e as possíveis relações com a descendência alemã |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |