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Ao longo dos anos, os estudos sobre Aprendizagem Cooperativa demonstram alguns benefícios para os estudantes, pois apontam para um aumento na retenção de conhecimentos e também melhorias de aspectos psicológicos. Da mesma forma, trata-se de uma metodologia que demonstra flexibilidade, pois pode ser aplicada em diferentes matérias e em contextos de educação presencial e também on-line. Porém, construir sistemas que apoiem práticas de Aprendizagem Cooperativa se apresenta como um desafio. Primeiro, por se tratarem de aplicações que gerenciam atividades de grupo, apresentam complicações inerentes à implementação de sistemas de groupware, como questões de rede e sincronismo de dados. Segundo, como cada prática de Aprendizagem Cooperativa normalmente estabelece um fluxo de trabalho, existe uma complexidade de se generalizar regras de negócios ao ponto de dificultar a implementação de aplicações que suportem mais de uma prática. Assim, o objetivo deste trabalho foi a construção de um micro-serviço que trate das questões de groupware e que consiga generalizar regras de negócio a fim de sustentar a implementação de diversos fluxos. O sistema proposto obteve uma alta taxa de cobertura de testes, confiabilidade individual nos testes unitários, e coletiva em testes de integração, nos componentes que o compõem. Foi possível criar micro-executores de tarefas (steps) parametrizados e modularizados, tornando o fluxo de atividade flexível e confiável, concretizando o objetivo deste trabalho. |
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