Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Práticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal

Show full item record

Title: Práticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal
Author: Dullius, Simone Rosanelli; Zucolotto, Andréia Modrzejewski
Abstract: Este produto educacional (PE) é o resultado de pesquisa do Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológico (EPT) do IFRS Campus Porto Alegre/RS, cuja dissertação é intitulada "A DISCIPLINA DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CURSO NORMAL E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL”. Está vinculado à linha de práticas educativas em EPT. A motivação para o tema é a própria atuação da pesquisadora na Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha a fim de que possa qualificar a sua atuação profissional na disciplina de Estudos de Ciências da Natureza no Curso Normal, investigando como a referida disciplina do curso pode contribuir para construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral para as normalistas da referida instituição. A coleta de dados da pesquisa ocorreu a partir de um Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado (TACB-S) e também através de questionário e entrevista semiestruturada. O produto educacional consiste numa sequência didática, no formato de e-book, denominado "PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CURSO NORMAL". Esse PE pretende contribuir com a alfabetização científica de estudantes, por meio de uma formação crítica, humana e integral. A sequência didática foi organizada para desenvolver a alfabetização científica no que tange o entendimento da natureza da ciência, o entendimento dos conteúdos da ciência e também o entendimento do impacto da ciência e tecnologia na sociedade e ambiente.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/954
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789954.pdf 48.27Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account