dc.contributor.advisor |
Franco, Márcia Häfele Islabão |
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dc.contributor.author |
Silva, Laís Freitas da |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T17:41:59Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/960 |
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dc.description.abstract |
Diversas pesquisas realizadas nos últimos anos têm evidenciado que os Jogos Educacionais Digitais (JEDs) são importantes ferramentas instrucionais à medida que envolvem conteúdo com tecnologia e ludicidade, apoiando o processo de ensino e aprendizagem. Sabemos que a alfabetização é prioridade nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental (EF) e é definida como base para os demais conteúdos escolares. Entretanto, o sujeito alfabetizando precisa se familiarizar com uma sucessão de novos conhecimentos, resultando em um processo de construção da leitura e da escrita e percorrer este caminho preconiza apoio, tanto aos estudantes, como aos docentes. Diante do exposto, esta pesquisa apresenta a metodologia, intitulada BASE, que tem por objetivo auxiliar na construção e utilização de JEDs para a alfabetização que suportem as demandas encontradas dentro da realidade escolar dos anos iniciais do EF (1º ao 5º ano). A metodologia foi elaborada sob a perspectiva de docentes alfabetizadoras que utilizam JEDs em suas aulas. Inicialmente foi realizada uma entrevista individual com dez docentes e aplicado um questionário qualitativo transposto a uma avaliação quantitativa. Nessa direção, objetivou-se identificar quais métricas avaliativas são consideradas necessárias na performance pedagógica de um JED para alfabetização e letramento, sendo completivas ao elemento Pedagogia do Framework PlayEduc e de acordo com a Teoria da Instrução Gagniana. Desse modo, contribuindo na construção e aplicação de JEDs para alfabetização e letramento sob a perspectiva docente. |
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dc.description.abstract |
Several studies carried out in recent years have shown that Digital Educational Games (DEGs) are important instructional tools as they involve content with technology and playfulness, supporting the teaching and learning process. We know that literacy is a priority in the first two years of Elementary School (EF) and is defined as the basis for other school content. However, the subject of learning literacy needs to become familiar with a succession of new knowledge, resulting in a process of building reading and writing and following this path advocates support, both for students and teachers. In view of the above, this research presents the methodology, entitled BASE, which aims to assist in the construction and use of DEGs for literacy that support the demands found within the school reality of the initial years of EF (1st to 5th year). The methodology was developed from the perspective of literacy teachers who use DEGs in their classes. Initially, an individual interview was carried out with ten teachers and a qualitative questionnaire was applied and transposed into a quantitative assessment. In this sense, the objective was to identify which evaluative metrics are considered necessary in the pedagogical performance of a DEG for literacy, being complementary to the Pedagogy element of the PlayEduc Framework and in accordance with the Gagnian Instruction Theory. In this way, contributing to the construction and application of DEGs for literacy from a teaching perspective. |
en |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na Educação |
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dc.subject |
Alfabetização |
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dc.subject |
Letramento |
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dc.subject |
Jogos educacionais |
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dc.subject |
Jogos digitais |
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dc.title |
BASE: uma metodologia para a utilização de jogos educacionais digitais na alfabetização e letramento sob a perspectiva docente |
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dc.degree.level |
Mestrado |
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dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
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dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
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dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
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