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A biologia do desenvolvimento nos livros didáticos apresentados no Programa Nacional do Livro Didático 2024-2027

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dc.contributor.advisor Horn, Ângelo Cássio Magalhães pt_BR
dc.contributor.author Durante, Laíse da Silva
dc.date.accessioned 2023-12-26T18:00:47Z
dc.date.available 2023-12-26T18:00:47Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/963
dc.description.abstract O ensino de ciências proporciona conhecimentos básicos que auxiliam a compreensão dos eventos que ocorrem em nosso quotidiano. Ao ingressar na escola, mais precisamente a partir do 6° ano do ensino fundamental, as ciências apresentam uma relevante importância para compreendermos o nosso lugar no mundo e melhorar a nossa qualidade de vida em relação à saúde. Dos conteúdos ensinados nas ciências, a Biologia do Desenvolvimento desempenha um papel fundamental na construção desse conhecimento, já que pode ser considerada uma área unificadora na Biologia. Assim, tendo em vista, que usualmente os professores possuem como base ao planejar suas aulas o livro didático, o mesmo é apontado como um importante material para o ensino. No Brasil o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), foi instituído com o intuito de disponibilizar livros didáticos gratuitamente aos estudantes do ensino público da educação básica. Esses livros precisam ser inscritos no programa pelas suas editoras e analisados pelo Ministério da Educação (MEC) para posteriormente serem indicados pelos professores em suas escolas. Desta maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo de Biologia do Desenvolvimento nos livros didáticos de ciências do 8° ano do ensino fundamental propostos pelo PNLD 2024 – 2027. Para isso, foi realizado o levantamento dos livros didáticos através do Guia Digital PNLD 2024, encontrando um total de 14 livros didáticos. Foram excluídos da pesquisa os livros didáticos que não tinham livre acesso no site das editoras, chegando a 13 obras. Posteriormente, por intermédio do Relatório de Escolha do PNLD 2024 – 2027 foi analisado quantas vezes cada livro didático foi indicado pelas escolas, de modo que, para esta pesquisa foram selecionados os 3 livros didáticos mais indicados e os 3 livros didáticos menos indicados, totalizando uma amostra de 6 livros didáticos, identificados pelos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Para análise dos dados dos livros foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, usando como base 4 dimensões e 12 critérios previamente definidos. Foi observado que todos os livros didáticos analisados apresentaram os critérios elencados, com exceção da gametogênese. Os livros didáticos 3, 4 e 6 não apresentam informações suficientes para a compreensão dos conteúdos, além disso, o livro didático 6 não explica com imagens como ocorre o ciclo menstrual. Já os livros didáticos 1, 2, 3 e 4 não facilitam a compreensão de como ocorre a fecundação, e o livro didático 5 não aborda totalmente as etapas da gravidez. Enquanto que o livro didático 3 não apresenta de modo satisfatório o desenvolvimento embrionário de plantas e animais. Em suma, os livros didáticos em função de serem os recursos mais comumente utilizados em sala de aula necessitam de constante revisão e adequação, de modo que para isso acontecer os professores precisam ser profissionais capacitados em suas áreas de ensino. Ademais, o conteúdo de Biologia do Desenvolvimento é importante para a construção do indivíduo, tendo em vista que trata de assuntos que são comuns em nossa sociedade, como a reprodução, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. en_US
dc.description.abstract Science provides basic knowledge that helps us to understand the events that occur in our daily lives. In the school, more precisely in the 6th grade, science is essential to understand our place in the world and improve our quality of life in relation to health. Thus, Developmental Biology plays a fundamental role in the construction of that thinking, as it can be considered a unifier subject of biology. Considering that teachers use the textbook to planning classes, it is considered a very important teaching material. In Brazil, the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) was established with the aim of making textbooks available free of charge to public basic education students. These books need to be registered in that program by their publishers and analyzed by the Ministério da Educação (MEC) to finally be recommended to schools. In this way, our research aims to analyze the content of Developmental Biology in the proposed by PNLD 2024 – 2027 science textbooks for the 8th year of the elementary school. For this purpose, a survey of textbooks was carried out using the PNLD 2024 Digital Guide, finding a total of 14 textbooks. Textbooks that were not freely accessible were excluded from the research, totalizing 13 analyzed textbooks. Subsequently, using the PNLD 2024 – 2027 Choice Report, it was verified how many times each textbook was recommended by schools, so that, the 3 most and the 3 least recommended textbooks were selected, composing a sample of 6 textbooks. To these textbooks were assigned the numbers 1, 2, 3, 4, 5 and 6. In order to analyze the data obtained, Bardin's analysis was used, considering 4 dimensions and 12 previously defined criteria. It was observed that all the textbooks present the defined criteria, with the exception of gametogenesis. Textbooks 3, 4 and 6 do not present enough information to allow reader clearly understand their contents. In addition, textbook 6 does not use images to explain how the menstrual cycle occurs. Textbooks 1, 2, 3 and 4 do not make easy the understanding of how fertilization occurs, and textbook 5 does not fully address the stages of pregnancy. Finally, textbook 3 does not satisfactorily present the embryonic development of plants and animals. In short, textbooks, are the most commonly used resources in the classroom, and require constant review and adaptation, being necessary biology teachers need to be trained to do this. Furthermore, the content seen in Developmental Biology is important for the advancement of the human being, considering that it deals with issues that are ordinary in our society, such as reproduction, sexuality, sexually transmitted infections and contraceptive methods. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ensino de ciências en_US
dc.subject Livros didáticos en_US
dc.subject Biologia en_US
dc.title A biologia do desenvolvimento nos livros didáticos apresentados no Programa Nacional do Livro Didático 2024-2027 en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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