Title: | STEAM e a Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta para a disciplina de Iniciação Científica no ensino médio |
Author: | Cruz, Ana Caroline Lopes da |
Abstract: |
A prática pedagógica STEAM tem sido observada nos últimos anos como uma opção viável de ensino interdisciplinar, e que pode ser aplicada conjuntamente com a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é investigar como a metodologia ABP atrelada com práticas de STEAM, são implementadas no ensino médio e propor uma sequência didática que incentive o pensamento científico, a colaboração e a autonomia dos estudantes. A proposta de sequência didática foi elaborada para a disciplina de iniciação científica, que atualmente consta como componente curricular no segundo e terceiro ano do ensino médio. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória, com o objetivo de ser uma revisão narrativa. Para isso, foi utilizada a base de dados Web of Science, através do Portal de Periódicos da CAPES. Ao final da pesquisa, foi elaborada a sequência didática que possui como objetivo desafiar os alunos na idealização e desenvolvimento de projetos, os quais são apoiados por tecnologias digitais de informação e comunicação. Sabe-se que é um desafio incluir tais tecnologias em sala de aula, todavia, cada vez mais docentes estão inserindo-as em suas práticas pedagógicas, visto que elas podem tornar as aprendizagens mais significativas. A temática escolhida para a sequência didática foi o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo que pudesse solucionar ou minimizar problemas percebidos pelos alunos na escola. Foi definido um problema comum em diversas escolas e a sequência didática foi dirigida para ele. Com o uso de metodologias ativas, como a ABP, apoiadas pelo movimento educacional STEAM, espera-se a formação de estudantes cada vez mais preparados para o trabalho colaborativo, autoconfiantes e com pensamento científico. The STEAM pedagogical practice has been seen in recent years as a viable interdisciplinary teaching option, which can be applied together with the active Project-Based Learning methodology in Basic Education. The objective of this work is to investigate how the ABP methodology linked to STEAM practices are innovations in high school and to propose a didactic sequence that encourages scientific thinking, collaboration and student autonomy. The proposed didactic sequence was developed for the scientific initiation subject, which is currently included as a curricular component in the second and third year of high school. The work methodology consists of a bibliographical research, of an exploratory nature, with the objective of being a narrative review. For this, the Web of Science database was used, through the CAPES Periodicals Portal. At the end of the research, a didactic sequence was created that aims to challenge students in the idealization and development of projects, which are supported by digital information and communication technologies. It is known that it is a challenge to include such technologies in the classroom, however, more and more teachers are including them in their pedagogical practices, as they make learning more meaningful. The theme chosen for the didactic sequence was the development of an application prototype that could solve or minimize problems perceived by students at school. A common problem in several schools was defined and the didactic sequence was directed towards it. With the use of active methodologies, such as ABP, supported by the STEAM educational movement, students are expected to be increasingly prepared for collaborative work, self-confident and with scientific thinking. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/965 |
Date: | 2023 |
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123456789965.pdf | 545.8Kb |
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