A abordagem teórico-metodológica da literatura infantil no componente literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em uma escola municipal de Bento Gonçalves
Show simple item record
dc.contributor.author |
Dias, Tereza Raquel Silva de Sousa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-21T14:29:13Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-21T14:29:13Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1074 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo objetiva investigar a abordagem teórico-metodológica da literatura infantil enquanto componente da parte diversificada do currículo no Ensino Fundamental a fim de analisar a prática da contação de histórias nos anos iniciais na rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. Para tanto, a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ocorreu por meio de um estudo de caso, composto por observação da prática pedagógica e entrevista com uma professora do componente Literatura Infantil, em que foi possível analisar os processos teóricos e metodológicos adotados no desenvolvimento das aulas com alunos do primeiro e segundo anos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, desenvolve-se a fundamentação teórica acerca do tema, baseada nos estudos de Abramovich (1994), Zumthor (2014), Patrini (2005), Cosson (2017), Girardello (2011), Vigotski (2009), entre outros; e, na segunda, aborda-se o processo de inserção na escola visitada, a coleta e a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam que, de modo geral, a concepção teórica observada na prática docente ancora-se na noção de que a literatura tem potencial para o desenvolvimento integral do sujeito. Dentro dessa proposta, a contação de histórias aparece como um recurso metodológico que não só propicia um momento lúdico e de fruição do texto literário a partir da performance, mas também favorece a aprendizagem das crianças. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias de aventuras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A abordagem teórico-metodológica da literatura infantil no componente literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em uma escola municipal de Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account