Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Alfabetizar-letrando na eja : um plano de sentidos no processo formativo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Aline Santos pt_BR
dc.contributor.author Silva, Bruna da pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-21T14:46:40Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-21T14:46:40Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1077 pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades da Educação Básica, destinada aos sujeitos que não concluíram os seus estudos, seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, atendendo a um público cada vez mais heterogêneo, com idade mínima de 15 anos e, em sua maioria trabalhadores, que voltam ou ingressam nas instituições de ensino. O presente trabalho baseia-se nas contribuições de Fávero (s/d), Haddad e Di Pierro (2000), Jardilino e Araújo (2014) e Scocuglia (2003) sobre a Educação de Jovens e Adultos; Freire (1982; 1983), Soares (2018; 2019) e Tfouni (2002) sobre Alfabetização e Letramento. Essa escrita tem como objetivo compreender as ressonâncias de concepções conceituais nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, através da análise das atividades proposta por docentes a alunos que frequentam esta etapa. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, tendo como sujeitos docentes e discentes de uma turma multisseriada, de uma instituição pública de ensino, localizada em Bento Gonçalves/RS. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. O estudo também se constitui a partir da análise de cadernos de atividades escolares de uma das discentes da turma. Conclui-se que temos muito que avançar na consolidação de propostas de formação docente e políticas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, em especial, no contexto de alfabetização. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.title Alfabetizar-letrando na eja : um plano de sentidos no processo formativo pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão do Curso pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891077.pdf 938Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account