Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS

Show simple item record

dc.contributor.advisor Citolin, Cristina Bohn pt_BR
dc.contributor.author Sandrin, Águeda pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-21T14:56:23Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-21T14:56:23Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1078 pt_BR
dc.description.abstract Com o advento de cursos de Pedagogia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de 2010, refletir sobre como se dá a formação em alfabetização nesses espaços assume relevância. Assim, este estudo buscou compreender concepções e práticas construídas por docentes que atuam na formação em alfabetização em dois cursos de Pedagogia regulares, ofertados no IFRS. O estudo assumiu a abordagem qualitativa (YIN, 2016) para desenvolver um estudo de caso (CRESWELL, 2014). Empregou a análise documental (MARCONI E LAKATOS, 2003) de dois Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos envolvidos no estudo e ementas de disciplinas que têm como objeto a formação em alfabetização. Além disso, quatro sujeitos foram envolvidos no estudo. Tratam-se de docentes responsáveis por disciplinas que trabalham com o objeto de estudo desta pesquisa, indicadas por coordenadores de dois cursos de Pedagogia do IFRS. Duas delas responderam a questionários e duas, uma entrevista semiestruturada (MARCONI E LAKATOS, 2003) realizada via Meet. Os resultados apontam que as concepções e práticas das professoras estão entrelaçadas. Além da visão cognitiva e linguística, a alfabetização também é concebida como um processo eminentemente social. As práticas envolvem estudos teóricos, mas também as trocas de experiências de licenciandos já alfabetizadores e debates e reflexões acerca do tema, enquanto futuros alfabetizadores, mas também, enquanto leitores. Como aporte teórico sobre alfabetização destacam-se Freire (2011), Mortatti (2008) e Soares (2020). Vaillant e Marcelo (2012) e Tardif (2002) sustentam a problematização sobre a formação de professores. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Professores - Formação en_US
dc.subject Pedagogia educacional pt_BR
dc.title A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891078.pdf 361.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account