A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Citolin, Cristina Bohn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sandrin, Águeda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-21T14:56:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-21T14:56:23Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1078 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o advento de cursos de Pedagogia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a
partir de 2010, refletir sobre como se dá a formação em alfabetização nesses espaços assume
relevância. Assim, este estudo buscou compreender concepções e práticas construídas por docentes
que atuam na formação em alfabetização em dois cursos de Pedagogia regulares, ofertados no IFRS.
O estudo assumiu a abordagem qualitativa (YIN, 2016) para desenvolver um estudo de caso
(CRESWELL, 2014). Empregou a análise documental (MARCONI E LAKATOS, 2003) de dois
Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos envolvidos no estudo e ementas de disciplinas que
têm como objeto a formação em alfabetização. Além disso, quatro sujeitos foram envolvidos no
estudo. Tratam-se de docentes responsáveis por disciplinas que trabalham com o objeto de estudo
desta pesquisa, indicadas por coordenadores de dois cursos de Pedagogia do IFRS. Duas delas
responderam a questionários e duas, uma entrevista semiestruturada (MARCONI E LAKATOS, 2003)
realizada via Meet. Os resultados apontam que as concepções e práticas das professoras estão
entrelaçadas. Além da visão cognitiva e linguística, a alfabetização também é concebida como um
processo eminentemente social. As práticas envolvem estudos teóricos, mas também as trocas de
experiências de licenciandos já alfabetizadores e debates e reflexões acerca do tema, enquanto
futuros alfabetizadores, mas também, enquanto leitores. Como aporte teórico sobre alfabetização
destacam-se Freire (2011), Mortatti (2008) e Soares (2020). Vaillant e Marcelo (2012) e Tardif (2002)
sustentam a problematização sobre a formação de professores. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - Formação |
en_US |
dc.subject |
Pedagogia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account