A comunicação não violenta como ferramenta de transformação de conflitos no ambiente escolar
Show full item record
Title:
|
A comunicação não violenta como ferramenta de transformação de conflitos no ambiente escolar |
Author:
|
Friedrich, Natália da Silva
|
Abstract:
|
O presente artigo objetiva relacionar conhecimentos teóricos da Comunicação Não Violenta (CNV) com a possibilidade de sua prática no ambiente escolar e nos espaços educativos. Também visa analisar se a CNV pode contribuir para aumentar a dialogicidade dos sujeitos participantes do meio educacional, e compreender as possíveis articulações nas práticas de ensino. Através de pesquisa sobre as diferentes manifestações da CNV na educação, estabelecendo um vínculo entre o levantamento bibliográfico e as práticas vividas em sala de aula, ela se apresenta como possibilidade de transformação de conflitos na escola. Objetiva-se igualmente, refletir sobre a contribuição da CNV na educação durante a pandemia de Covid-19. A metodologia de pesquisa qualitativa, baseada em entrevista semiestruturada, foi desenvolvida com docentes atuantes na área da educação que estão inseridos em contexto de escola pública de educação infantil. As experiências relatadas e os estudos realizados enfatizam a influência positiva da CNV no atendimento das necessidades dos alunos em relação ao ensino e ao convívio, bem como a importância da valorização dos sentimentos, através da comunicação e da busca pela transformação de conflitos. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1083
|
Date:
|
2022 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account