Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A construção do número pela criança na educação infantil : perspectiva docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zorzi, Fernanda pt_BR
dc.contributor.author Picoli, Mônica Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-21T15:39:47Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-21T15:39:47Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1085 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de ensino e de aprendizagem matemática na etapa da educação infantil de crianças de 5 a 5 anos e 11 meses, na perspectiva do trabalho desenvolvido pelos professores na escola, especificamente sobre a construção do conceito de número pela criança. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com docentes de uma escola pública municipal, de médio porte, localizada na Serra Gaúcha. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas realizadas com quatro docentes que atuam nessa etapa da educação básica, de modo remoto, em razão da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. O intuito do estudo foi pesquisar as percepções das professoras acerca da aprendizagem do conceito de número pelas crianças, bem como suas angústias e métodos utilizados ao trabalharem com os conceitos matemáticos. O aporte teórico utilizado para a análise dos dados baseia-se nos estudos de Jean Piaget e seus comentadores, além de documentos regulatórios dessa etapa da Educação Básica brasileira, em especial, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, utilizarei Bardin (2011) como base de análise para os dados produzidos através das entrevistas. Espera-se contribuir com o campo da Educação Matemática escolar no contexto da Educação Infantil e principalmente com a prática escolar docente nessa etapa de ensino. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A construção do número pela criança na educação infantil : perspectiva docente pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891085.pdf 417.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account