Crítica ao neoliberalismo : uma análise dos livros didáticos para a educação infantil
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Camargo, Edson Carpes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sartori, Fernanda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-21T15:42:56Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-21T15:42:56Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1086 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo baseia-se no contexto neoliberal enfrentado pelo Brasil atualmente, no qual essa lógica exibe os ideais do utilitarismo, da concorrência como centralidade do pensamento e do indivíduo como capital humano. Assim, além de adentrar no cenário econômico, social e político, esse sistema tem se manifestado de diferentes formas na educação. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se apresenta o conceito de infância nos livros didáticos do PNLD destinados à educação infantil, tomando como crítica a invasão neoliberal. O percurso metodológico apoiou-se na pesquisa documental de abordagem qualitativa do tipo exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados a análise documental de três livros didáticos destinados para a pré-escola: Desafios Educação Infantil (Editora Moderna), Iniciando o Aprender (Editora Joaninha) e Estação Criança (FTD). A partir desta metodologia, verificou-se que as três obras didáticas manifestaram escritas com intencionalidades parecidas, significando a etapa da educação infantil por um viés preparatório para o ensino fundamental. No entanto, o conceito de infância explorado em seus textos manifestou contradições, principalmente em relação à escrita e às propostas planejadas. Por fim, percebeu-se que o neoliberalismo se apresentou de maneira subentendida nos livros analisados, em especial quando observou-se o termo infância, o que gerou uma discussão acerca do conceito de criança. Tal termo foi definido pelas obras como um sujeito engajado, solucionador de problemas e protagonista de sua aprendizagem, características fortemente vinculadas aos trabalhadores no contexto neoliberal. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.title |
Crítica ao neoliberalismo : uma análise dos livros didáticos para a educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account