O ensino da álgebra nos anos iniciais : percepções e práticas docentes
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Zorzi, Fernanda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zacharia, Nelize Letícia Primer |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T13:16:26Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T13:16:26Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1089 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os conceitos matemáticos escolares podem ser usados em inúmeras situações da vida cotidiana. Embora uma parte da sociedade afirme ter dificuldades com a Matemática ensinada na escola, as quais podem iniciar nos primeiros anos de escolarização e permanecer ao longo de sua vida, outra parte consegue fazer uso desses saberes no seu dia a dia. Professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio relatam que os estudantes têm dificuldades na compreensão de conteúdos mais elaborados relativos a essa área do conhecimento, e a principal justificativa são as lacunas no aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) apresenta competências e habilidades propostas para a Educação Básica através de Unidades Temáticas. No caso da Matemática, são cinco: “Números”, “Álgebra”, “Geometria”, “Grandezas e Medidas” e “Estatística e Probabilidade”. Esta abordagem perpassa todo o Ensino Fundamental e indica os objetos de conhecimento que devem ser desenvolvidos em cada ano escolar. Nesta pesquisa, procuro aprofundar os estudos relativos à Unidade Temática Álgebra, na expectativa de aproximar o estudo teórico às práticas utilizadas pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a aplicação de um questionário com professores que atuam no 3º ano de duas escolas públicas da Serra Gaúcha – RS. A análise das narrativas se deu na perspectiva descritiva e interpretativa. A partir dos resultados desse primeiro momento, foi organizada uma sequência didática, voltada para o ensino de Álgebra no contexto do 3º ano. Na sequência, a proposta foi apresentada para as referidas professoras, para que pudessem analisar e expressar sua percepção acerca do material. A reflexão sobre as narrativas permitiu pensar que o modo pelo qual as professoras “aprenderam” os conceitos de Álgebra, na sua formação acadêmica, e a forma como estão descritos os objetos de conhecimento, competências e habilidades relativas à Álgebra na atual normatização, dificultaram a transposição didática. Essa constatação reitera a importância dos processos de formação inicial e continuada de professores, em especial no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da álgebra nos anos iniciais : percepções e práticas docentes |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account