Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Da escola aos serviços de saúde : encaminhamentos de crianças com suspeita de TDAH

Show simple item record

dc.contributor.advisor Morari, Alana pt_BR
dc.contributor.author Leidemer, Samuel Luís pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T13:21:27Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T13:21:27Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1090 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo trata sobre os caminhos que perfazem os encaminhamentos escolares de crianças com suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) aos serviços de saúde no município de São Pedro da Serra/RS. A discussão relaciona-se também à medicalização infantil atrelada ao debate do desenvolvimento humano, a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Como objetivo geral, este trabalho prevê investigar indicadores, compreensões e práticas de professoras e psicólogas sobre os encaminhamentos e acompanhamento de crianças com suspeita de TDAH no munícipio de São Pedro da Serra. O debate proposto apoia-se em referências teóricos como Meira (2012), Marsíglia (2011), Santana e Gonçalves (2019), entre outros. Metodologicamente, este é um estudo qualitativo de natureza descritiva, que contou com a realização de questionários, elaborados para duas psicólogas (uma escolar e a outra clínica) e uma entrevista semiestruturada, para duas professoras da rede municipal do município de São Pedro da Serra/RS. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que a medicalização e visão apenas biológica das crianças possui uma centralidade muito grande nas compreensões sobre o TDAH. Conclui-se que os encaminhamentos das crianças com suspeita de TDAH da escola aos serviços de saúde envolve vários elementos, desde as concepções docentes, dos profissionais da saúde, bem como direção, pais/familiares e das próprias crianças. E, que embora pareça um processo burocrático ele demonstra as bases que sustentam e orientam as práticas com os sujeitos envolvidos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação en_US
dc.subject Transtorno de déficit de atenção pt_BR
dc.title Da escola aos serviços de saúde : encaminhamentos de crianças com suspeita de TDAH pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891090.pdf 256.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account