A importância dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos na vida de seus usuários
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Machado, Carlos José de Azevedo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Razador, Daiana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T14:46:04Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T14:46:04Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1092 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao analisar espaços educacionais e sociais, percebemos que os termos “vulnerabilidade social” e “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV” estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Ao mesmo tempo em que tornam-se necessários e indispensáveis a seus usuários. O seguinte trabalho traz alguns conceitos que circundam o meio social e a importância do serviço às pessoas que dele necessitam, a partir de pesquisas bibliográficas e com pessoas envolvidas em uma instituição que atende contraturnos escolares: a Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude-ABRAÇAÍ, com a finalidade de compreender as vantagens que o serviço social traz ao público que atende e perceber a sua contribuição na sociedade, atual e futuramente. Inicialmente, gostaríamos de analisar e comparar duas instituições, porém a pandemia da Covid-19 não nos permitiu este intento. Houve contato e aceitação de ambas, porém do Centro de Apoio à Criança Toquinha da Amizade conseguimos apenas informações básicas, através de buscas em páginas da internet, uma vez que não houve trabalho presencial em nenhum momento durante a pandemia, impedindo a finalização desta pesquisa. Nas próximas linhas, trazemos contribuições de alguns autores como Maria da Glória Gohn, Carlos Rodrigues Brandão, Camila Quinonero e Carlos T. Ishikawa, bem como a legislação vigente das áreas mencionadas na pesquisa, refletindo também as suas definições, dentre outros materiais explorados. E, por fim, analisam-se tais conceitos e sua relação com a Instituição citada anteriormente. Compreende-se que a educação não formal é um processo sócio-político, cultural e pedagógico com fins transformadores. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação não-formal |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços públicos |
pt_BR |
dc.title |
A importância dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos na vida de seus usuários |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account