Inclusão escolar : conceitos, marcos legais e sujeitos de direito
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Sonza, Andréa Poletto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Meer, Fábio Rodrigo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T14:49:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T14:49:23Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1093 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo se reporta aos conceitos, aos sujeitos de direito e aos marcos legais da inclusão escolar, quando se sabe que, para que todos façam jus a uma educação digna, necessita-se da mobilização de toda a sociedade, em um contexto onde o tripé instituição de ensino, família e pessoas com deficiência atuem de forma colaborativa e coesa à luz da legislação e com o foco nos direitos desses sujeitos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar os conceitos e os marcos legais atrelados à perspectiva da educação inclusiva e o questionamento de quem são os seus sujeitos de direito. O método empregado foi bibliográfico, descritivo-exploratório e pesquisa de campo, abarcando uma entrevista com duas professoras de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, que atuam com estudantes com necessidades educacionais específicas, com a aplicação de um questionário com questões abertas (subjetivas). A partir dos resultados das entrevistas, foi possível perceber que a escola ainda apresenta muita dificuldade para acolher esses educandos, em razão, principalmente, de inexperiência e falta de capacitação dos educadores, carência de recursos pedagógicos e de estrutura física. Conclui-se que quando não há um planejamento dirigido, que considere a diversidade de perfis do alunado, fica inviável ofertar um ensino inclusivo pensado para todos, pois ensinar é estar aberto a descobrir/conhecer os diversos estilos e ritmos de aprendizagem, optar por estratégias diferenciadas, dispor de materiais didático-pedagógicos apropriados/acessíveis e de recursos e serviços de tecnologia assistiva, além de criar um espaço agradável e acolhedor para o estudo. Neste contexto percebe-se que o processo de inclusão destes alunos ainda configura-se como um grande desafio para professores e gestores em um cenário onde diversas escolas do país ainda não estão preparadas para acolhê-los. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
en_US |
dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão escolar : conceitos, marcos legais e sujeitos de direito |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account