Literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : entre a teoria e a prática
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Balzan, Carina Fior Postingher |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moreira, Cristieli Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T14:53:45Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T14:53:45Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1094 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo investiga como a Literatura Infantil é trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como a prática pedagógica com o texto literário pode contribuir para desenvolver, nos educandos, o gosto pela leitura. A literatura infantil é de grande relevância para a formação de leitores críticos e reflexivos e deve ser incorporada na prática pedagógica desde o início da escolarização. Cabe ao educador reconhecer a realidade de seus alunos e conhecer os fundamentos teóricos da literatura infantil, as estratégias de ensino que abordem a obra literária enquanto forma de arte, trabalhando-a em sala de aula a fim de explorar todas as suas potencialidades. A metodologia de pesquisa empregada é um estudo de caso com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na Serra Gaúcha, em que foi aplicado um questionário à professora titular e realizada uma observação de aula. Os dados foram analisados qualitativamente à luz do referencial teórico construído. Os resultados revelam que, apesar de reconhecer a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e desenvolver estratégias de ensino pertinentes, o trabalho com a literatura em sala de aula ainda não aborda a obra pelo seu valor artístico, deixando uma lacuna na formação de leitores críticos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
en_US |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : entre a teoria e a prática |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account