Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : entre a teoria e a prática

Show simple item record

dc.contributor.advisor Balzan, Carina Fior Postingher pt_BR
dc.contributor.author Moreira, Cristieli Gonçalves pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T14:53:45Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T14:53:45Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1094 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo investiga como a Literatura Infantil é trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como a prática pedagógica com o texto literário pode contribuir para desenvolver, nos educandos, o gosto pela leitura. A literatura infantil é de grande relevância para a formação de leitores críticos e reflexivos e deve ser incorporada na prática pedagógica desde o início da escolarização. Cabe ao educador reconhecer a realidade de seus alunos e conhecer os fundamentos teóricos da literatura infantil, as estratégias de ensino que abordem a obra literária enquanto forma de arte, trabalhando-a em sala de aula a fim de explorar todas as suas potencialidades. A metodologia de pesquisa empregada é um estudo de caso com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na Serra Gaúcha, em que foi aplicado um questionário à professora titular e realizada uma observação de aula. Os dados foram analisados qualitativamente à luz do referencial teórico construído. Os resultados revelam que, apesar de reconhecer a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e desenvolver estratégias de ensino pertinentes, o trabalho com a literatura em sala de aula ainda não aborda a obra pelo seu valor artístico, deixando uma lacuna na formação de leitores críticos. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Educação infantil en_US
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental : entre a teoria e a prática pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891094.pdf 413.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account