Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Grisa, Gregório Durlo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Buratti, Micheli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T16:09:12Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T16:09:12Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1096 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os avanços tecnológicos e as recentes pesquisas em neurociência voltadas à aprendizagem contribuem para repensar as metodologias de ensino utilizadas na educação escolar. Assim, no cenário educacional, emergem as metodologias ativas, compreendidas como estratégias interativas e dinâmicas em que o aluno se torna protagonista do processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo analisar como um grupo de professores da educação básica da rede municipal de Bento Gonçalves/RS compreende as metodologias ativas e seus usos no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, fundamentada nas discussões de autores como Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), Moran (2012; 2015; 2018), Valente (2018), entre outros. A pesquisa foi constituída por três movimentos que se interligam, sendo o primeiro a contextualização sobre o conceito de metodologias ativas. O segundo movimento corresponde à coleta de dados, realizada a partir de questionários. No terceiro movimento são analisados aspectos relacionados à compreensão dos docentes sobre as metodologias ativas e os fatores que dificultam a sua aplicação no contexto escolar. Os resultados da pesquisa sinalizam que a maioria dos professores que responderam ao questionário possuem conhecimento sobre os objetivos das metodologias ativas. No entanto, evidencia-se uma apreensão superficial quanto aos modelos de metodologias ativas e suas respectivas estratégias. Além disso, a pesquisa aponta os inúmeros desafios que dificultam a utilização de práticas pedagógicas ativas, como a falta de infraestrutura e a escassez de recursos tecnológicos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas : análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da rede municipal de Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account