Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul

Show full item record

Title: O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Veranópolis - Rio Grande do Sul
Author: Rossi, Thainara Fernanda Pichiteli
Abstract: A temática central desta pesquisa volta-se para o debate sobre a inclusão escolar, motivada a partir de inquietações da pesquisadoraenquantotrabalhadoradaeducaçãoespecialesuaobservaçãoreferenteaoaumento de encaminhamentosdecriançasparaaAssociaçãodePaiseAmigosdosExcepcionais(APAE)deVeranópolis- Rio Grande do Sul, entre os anos de 2018 e 2021. Apresenta-se como objetivo principal deste trabalho o de refletir sobre os elementos que envolvem o processo pedagógico de inclusão de estudantes que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede regulardeensinodeVeranópolis. Paraatenderaoobjetivo,foirealizada uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, de natureza descritiva, envolvendo estudo bibliográfico e documental, amparado em autores como Carvalho (2019), Pacheco (2007), entre outros, bem como em leis e documentos que asseguram o direito da pessoa com deficiência no exercício de sua cidadania plena. Além do estudo teórico, foi realizada umapesquisadecampoatravésdelevantamentodedadosjuntoàAPAEeaplicação de entrevistas com profissionais da educação que atuam na rede pública do município de Veranópolis/RS. A partir da pesquisa foi possível confirmar o aumento de encaminhamentos para a APAE e conhecer a origem destes, verificando que são majoritariamente provenientes dos bairros mais vulneráveis da cidade. O estudo possibilitou conhecer a realidade de profissionais da educação comprometidos com a temática e os elementos que envolvem o processo de inclusão na escola.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1102
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891102.pdf 263.6Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account