Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fuchs, Henri Luiz pt_BR
dc.contributor.author Conci, Letícia pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-22T16:39:01Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-22T16:39:01Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1103 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo conhecer o Programa Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que está comprometido com o fomento de ideais, valores e prioridades. O Programa oferece às escolas associadas uma proposta de educação de qualidade que baseada na promoção da cultura de paz, do respeito à diversidade cultural, do desenvolvimento sustentável, da cooperação internacional e dos valores democráticos em todos os países membros da ONU. As principais fontes que contribuíram para este trabalho foram, além de sites oficiais da UNESCO e do PEA, os seguintes autores: Marum (2016); Delors (1998); Ianni (2001). Com base na pesquisa qualitativa, o artigo é desenvolvido a partir da metodologia de estudo de caso, analisando como são realizadas as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias – RS, que é associada desde 2015 e que vem executando projetos sobre temas estabelecidos pela UNESCO. A análise de dados é realizada a partir de entrevistas com professores que executaram projetos em sala de aula e com a responsável pela coordenação dos relatórios enviados para a UNESCO. O artigo aborda o histórico, os objetivos, os temas e os compromissos da UNESCO, os quatro pilares da educação, a análise dos dados coletados e as contribuições que o PEA oferece. Conclui-se que o programa é uma oportunidade para dar visibilidade às ações desenvolvidas na escola e na promoção de uma educação de qualidade que busca formar seres críticos e transformadores da realidade. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pluralismo cultural pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891103.pdf 275.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account