Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Fuchs, Henri Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Conci, Letícia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T16:39:01Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T16:39:01Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1103 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo conhecer o Programa Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que está comprometido com o fomento de ideais, valores e prioridades. O Programa oferece às escolas associadas uma proposta de educação de qualidade que baseada na promoção da cultura de paz, do respeito à diversidade cultural, do desenvolvimento sustentável, da cooperação internacional e dos valores democráticos em todos os países membros da ONU. As principais fontes que contribuíram para este trabalho foram, além de sites oficiais da UNESCO e do PEA, os seguintes autores: Marum (2016); Delors (1998); Ianni (2001). Com base na pesquisa qualitativa, o artigo é desenvolvido a partir da metodologia de estudo de caso, analisando como são realizadas as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias – RS, que é associada desde 2015 e que vem executando projetos sobre temas estabelecidos pela UNESCO. A análise de dados é realizada a partir de entrevistas com professores que executaram projetos em sala de aula e com a responsável pela coordenação dos relatórios enviados para a UNESCO. O artigo aborda o histórico, os objetivos, os temas e os compromissos da UNESCO, os quatro pilares da educação, a análise dos dados coletados e as contribuições que o PEA oferece. Conclui-se que o programa é uma oportunidade para dar visibilidade às ações desenvolvidas na escola e na promoção de uma educação de qualidade que busca formar seres críticos e transformadores da realidade. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pluralismo cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.title |
Programa de escolas associadas à UNESCO : um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada no Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account