O significado do espaço de educação não formal para adolescentes em atendimento no contraturno escolar
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Fuchs, Henri Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gandolfi, Caroline |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-22T17:47:09Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-22T17:47:09Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1109 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação não formal acontece em espaços como projetos sociais, instituições, grupos e outros que designam campo próprio de atuação e reflexão. É um tema em ascensão e de atuação na Pedagogia, que busca a formação integral para a vida em coletividade. O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância e o significado de um espaço de educação não formal na formação dos adolescentes participantes, os quais frequentam o projeto em seu último ano. Tendo como foco da pesquisa, identificar e compreender o significado do Centro Educativo Crescer para os adolescentes, assim como, a contribuição deste espaço na formação de cada um além de investigar a relevância dos educadores no desenvolvimento individual. A metodologia de pesquisa adotada foi a de grupo de foco, realizado com cinco participantes do Centro Educativo Crescer. Os dados foram analisados qualitativamente, considerando as reflexões de autores como Gohn (2014), Simson et al (2001) e Libâneo (2005). A educação não formal necessita ser muito debatida ainda e a formação inicial e continuada de professores precisa estar mais atenta a este campo de atuação e seus desdobramentos. A partir deste estudo, foi possível compreender que o Centro Educativo Crescer apresenta grande significado na vida dos participantes, em especial, pela relação de cuidado construída entre educadores e participantes e pelas aprendizagens proporcionadas através das inteligências múltiplas desenvolvidas nas oficinas. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes |
pt_BR |
dc.title |
O significado do espaço de educação não formal para adolescentes em atendimento no contraturno escolar |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Pedagogia |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account