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A relevância atribuída à educação na Constituição da primeira república e seu aparelhamento ideológico

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dc.contributor.advisor Martiarena, Maria Augusta pt_BR
dc.contributor.author Costa, Joelma Cristiane Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2024-09-13T13:59:32Z
dc.date.available 2024-09-13T13:59:32Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1489 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisa, por meio de uma revisão documental e bibliográfica a relevância atribuída à educação na Constituição da primeira república e seus reflexos atuais, contextualizando-a historicamente, traçando também, um parâmetro com o contexto socioeconômico da época. Busca-se compreender os propósitos governamentais a partir de uma análise sociológica, de uma fundamentação teórica, pautada nas formulações de Louis ALTHUSSER, no que tange a escola como aparelho ideológico Estatal. Adota-se uma pesquisa qualitativa com documentos de análises, fontes diretas sem nenhum tratamento analítico como a Constituição de 1891, seus anais e justificativas, bem como outros documentos de fontes indiretas seja através de revisão literária de trabalhos publicados e registrados, seja outros documentos da época. Agrupando-se as informações, antes pulverizadas, possibilita-se relacionar de forma adequada, a Lei Maior no que tange a educação, a história e a conjuntura social da época. pt_BR
dc.description.abstract This article analyzes, through a documentary and bibliographical review, the relevance attributed to education in the Constitution of the first republic and its current consequences, contextualizing it historically, also outlining a parameter with the socioeconomic context of the time. The aim is to understand governmental purposes based on a sociological analysis, a theoretical foundation, based on the formulations of Louis ALTHUSSER, regarding the school as a State ideological apparatus. Qualitative research is adopted with analytical documents, primary sources without any analytical treatment such as the 1891 Constitution, its annals and justifications, as well as other documents from secondary sources, whether through published and registered works, or other documents of the time. By grouping the previously dispersed information, it is possible to adequately relate the Major Law regarding education, history and the social situation. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title A relevância atribuída à educação na Constituição da primeira república e seu aparelhamento ideológico pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


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