Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Psicodinâmica do trabalho: percepções de prazer e sofrimento no trabalho docente em uma instituição de ensino federal

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gemelli, Catia Eli pt_BR
dc.contributor.advisor pt_BR
dc.contributor.author Santos, Amanda Costa dos pt_BR
dc.contributor.author Camargo, Rita Luciana pt_BR
dc.date.accessioned 2024-11-14T12:49:35Z
dc.date.available 2024-11-14T12:49:35Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1730 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisou as percepções de prazer e sofrimento no trabalho comuns aos/às docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Adotou-se como método um estudo quantitativo e de pesquisa correlacional, por meio de levantamento Survey. Obtiveram-se 84 respostas de docentes dos campi Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Viamão e Rolante. Além de questões demográficas, o instrumento de coleta utilizou a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) desenvolvida por Evaristo, Mota e Batista-dos- Santos (2020) para medição de prazer e sofrimento relacionados a diversos aspectos laborais. A partir dos resultados da análise da escala, foi possível inferir que os fatores de prazer no trabalho obtiveram médias sensivelmente maiores do que as variáveis de sofrimento no trabalho. Dentre as variáveis de prazer no trabalho, sobressaíram-se o sentimento de orgulho pelo trabalho realizado e a percepção de assistência aos colegas, quando necessário. Dentre as variáveis de sofrimento, predominaram o sentimento de sobrecarga de trabalho, de esgotamento emocional e de stress. Cabe ressaltar que tais variáveis são apontadas em diversos estudos como preditoras de adoecimento e, portanto, são indicadores que devem ser melhor observados pela instituição, dado o risco sobre a saúde dos(as) docentes. pt_BR
dc.description.abstract This article analyzed the perceptions of pleasure and suffering in work common to/teachers at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. A quantitative and correlational research study was adopted as the method, through the Survey. Eighty-four responses were obtained from teachers of the campuses Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Viamão, and Rolante. In addition to demographic issues, the collection instrument used the Pleasure and Suffering at Work Indicators Scale (EIPST) developed by Evaristo, Mota, and Batista-dos-Santos (2020) to measure pleasure and suffering related to various aspects of work. From the results of the scale analysis, it was possible to infer that the factors of pleasure at work averaged appreciably higher than the variables of suffering at work. Among the variables of pleasure at work, there was a feeling of pride for the work performed and the perception of assistance to colleagues when necessary. Among the variables of suffering, the feeling of work overload, emotional exhaustion, and stress predominated. It should be noted that such variables are pointed out in several studies as predictors of illness and, therefore, they are indicators that should be better observed by the institution, given the risk to the health of the (s) teachers. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Institutos federais de educação, ciência e tecnologia pt_BR
dc.title Psicodinâmica do trabalho: percepções de prazer e sofrimento no trabalho docente em uma instituição de ensino federal pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Empresarial pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891730.pdf 338.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account