Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Análise de Infraestrutura para a Prática de Atividades Físicas nas Escolas de Ensino Médio na Restinga

Show full item record

Title: Análise de Infraestrutura para a Prática de Atividades Físicas nas Escolas de Ensino Médio na Restinga
Author: Salazar, Alexandre Pinheiro
Abstract: A prática de atividade física está relacionada ao ambiente que o estudante encontra na escola. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a infraestrutura das escolas na questão dos ambientes para a prática de atividades físicas, utilizando uma ferramenta validada de auditoria na escola. Para isso, foi utilizada a Ferramenta de Auditoria na Escola (JONES, 2010), com coleta de dados por meio de observação direta do pesquisador. Os itens avaliados por essa ferramenta são o acesso à escola, a área ao entorno da escola, a estética, os terrenos da escola e a alimentação na escola, porém esse último item não foi avaliado nessa pesquisa, pois o interesse da pesquisa é a estrutura construída na escola. O presente trabalho foi realizado em quatro escolas públicas de ensino médio, sendo uma federal e três estaduais do bairro Restinga, Porto Alegre, RS, e foi realizada uma análise de dados das infraestruturas e do ambiente escolar em relação à prática de atividade física. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram o abandono do poder público nas instituições, as quais são construídas, no entanto, não existe uma continuidade de projetos, manutenção e conservação dos locais. Assim, considera-se que os gestores das áreas desportiva e de lazer e de educação, utilizando-se das políticas públicas e com a busca de verbas e parcerias com os setores privados, realizando projetos e programas contínuos e duradouros, poderiam solucionar esses problemas e auxiliarem as gestões escolares a atingirem melhores resultados na administração escolar.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1803
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891803.pdf 5.082Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account