Análise de Infraestrutura para a Prática de Atividades Físicas nas Escolas de Ensino Médio na Restinga
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dc.contributor.advisor |
Goulart, Cristina Rorig |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Stocchero, Cíntia Mussi Alvim |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dias, Arieli Fernandes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Salazar, Alexandre Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-10T19:56:55Z |
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dc.date.available |
2024-12-10T19:56:55Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1803 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A prática de atividade física está relacionada ao ambiente que o estudante encontra na escola. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a infraestrutura das escolas na questão dos ambientes para a prática de atividades físicas, utilizando uma ferramenta validada de auditoria na escola. Para isso, foi utilizada a Ferramenta de Auditoria na Escola (JONES, 2010), com coleta de dados por meio de observação direta do pesquisador. Os itens avaliados por essa ferramenta são o acesso à escola, a área ao entorno da escola, a estética, os terrenos da escola e a alimentação na escola, porém esse último item não foi avaliado nessa pesquisa, pois o interesse da pesquisa é a estrutura construída na escola. O presente trabalho foi realizado em quatro escolas públicas de ensino médio, sendo uma federal e três estaduais do bairro Restinga, Porto Alegre, RS, e foi realizada uma análise de dados das infraestruturas e do ambiente escolar em relação à prática de atividade física. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram o abandono do poder público nas instituições, as quais são construídas, no entanto, não existe uma continuidade de projetos, manutenção e conservação dos locais. Assim, considera-se que os gestores das áreas desportiva e de lazer e de educação, utilizando-se das políticas públicas e com a busca de verbas e parcerias com os setores privados, realizando projetos e programas contínuos e duradouros, poderiam solucionar esses problemas e auxiliarem as gestões escolares a atingirem melhores resultados na administração escolar. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.title |
Análise de Infraestrutura para a Prática de Atividades Físicas nas Escolas de Ensino Médio na Restinga |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2016 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Restinga, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Restinga |
pt_BR |
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