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Cultura pop como estratégia geopolítica: a influência do k-pop na projeção global da coreia do sul e sua conexão com a indústria da moda

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Title: Cultura pop como estratégia geopolítica: a influência do k-pop na projeção global da coreia do sul e sua conexão com a indústria da moda
Author: Ruch, Katia Carla Soares
Abstract: O artigo propõe uma análise da estratégia geopolítica do governo sul-coreano, destacando sua interação com o K-pop e a onda Hallyu, especialmente na relação entre moda e K-pop. O objetivo principal é compreender como o governo sul-coreano utilizou o K-pop e a moda como estratégia política global. A pesquisa é estruturada em três etapas: na primeira, contextualiza-se historicamente o conceito de soft power, fundamentando teoricamente a compreensão do uso ao longo do tempo. A segunda etapa descreve a aplicação do soft power pelo governo sul-coreano, focando na crise econômica e no desenvolvimento do K-pop, incluindo a onda Hallyu. A terceira etapa analisa a relação entre K-pop e moda, destacando parcerias com marcas, evidenciando como os ídolos são usados como ferramentas de propaganda. Assim, o artigo não apenas explora, mas oferece uma visão abrangente de como a convergência entre soft power, K-pop e moda desempenha papel crucial na estratégia política global do governo sul-coreano.The article proposes an analysis of the geopolitical strategy of the South Korean government, highlighting its interaction with K-pop and the Hallyu wave, especially in the relationship between fashion and K-pop. The main objective is to understand how the South Korean government used K-pop and fashion as a global political strategy. The research is structured in three stages: in the first, there is a historical contextualization of the concept of soft power, providing a theoretical foundation for understanding its use over time. The second stage describes the application of soft power by the South Korean government, focusing on the economic crisis and the development of K-pop, including the Hallyu wave. The third stage analyzes the relationship between K-pop and fashion, highlighting partnerships with brands and showcasing how idols are used as tools of propaganda. Thus, the article not only explores but also provides a comprehensive view of how the convergence of soft power, K-pop, and fashion plays a crucial role in the global political strategy of the South Korean government.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1833
Date: 2023


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