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Cultura pop como estratégia geopolítica: a influência do k-pop na projeção global da coreia do sul e sua conexão com a indústria da moda

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dc.contributor.advisor Dias, Camila Carmona pt_BR
dc.contributor.author Ruch, Katia Carla Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-12T12:21:16Z
dc.date.available 2024-12-12T12:21:16Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1833 pt_BR
dc.description.abstract O artigo propõe uma análise da estratégia geopolítica do governo sul-coreano, destacando sua interação com o K-pop e a onda Hallyu, especialmente na relação entre moda e K-pop. O objetivo principal é compreender como o governo sul-coreano utilizou o K-pop e a moda como estratégia política global. A pesquisa é estruturada em três etapas: na primeira, contextualiza-se historicamente o conceito de soft power, fundamentando teoricamente a compreensão do uso ao longo do tempo. A segunda etapa descreve a aplicação do soft power pelo governo sul-coreano, focando na crise econômica e no desenvolvimento do K-pop, incluindo a onda Hallyu. A terceira etapa analisa a relação entre K-pop e moda, destacando parcerias com marcas, evidenciando como os ídolos são usados como ferramentas de propaganda. Assim, o artigo não apenas explora, mas oferece uma visão abrangente de como a convergência entre soft power, K-pop e moda desempenha papel crucial na estratégia política global do governo sul-coreano. pt_BR
dc.description.abstract The article proposes an analysis of the geopolitical strategy of the South Korean government, highlighting its interaction with K-pop and the Hallyu wave, especially in the relationship between fashion and K-pop. The main objective is to understand how the South Korean government used K-pop and fashion as a global political strategy. The research is structured in three stages: in the first, there is a historical contextualization of the concept of soft power, providing a theoretical foundation for understanding its use over time. The second stage describes the application of soft power by the South Korean government, focusing on the economic crisis and the development of K-pop, including the Hallyu wave. The third stage analyzes the relationship between K-pop and fashion, highlighting partnerships with brands and showcasing how idols are used as tools of propaganda. Thus, the article not only explores but also provides a comprehensive view of how the convergence of soft power, K-pop, and fashion plays a crucial role in the global political strategy of the South Korean government. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Moda pt_BR
dc.title Cultura pop como estratégia geopolítica: a influência do k-pop na projeção global da coreia do sul e sua conexão com a indústria da moda pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Erechim, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Erechim pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade pt_BR


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