Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Documentação pedagógica e o processo de avaliação na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Benincasa Meirelles, Melina Chassot pt_BR
dc.contributor.author Schneider, Daniele Dias pt_BR
dc.date.accessioned 2025-02-06T19:20:07Z
dc.date.available 2025-02-06T19:20:07Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1921 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo identificar os diferentes tipos de registros de avaliação da aprendizagem das crianças na Educação Infantil e por questões norteadoras: como é apresentado o registro de avaliação da aprendizagem das crianças na educação infantil? E a documentação pedagógica aparece como uma possibilidade de registro avaliativo para essa etapa de educação? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico de trabalhos acadêmicos, considerando um recorte temporal dos últimos cinco anos e como base de dados da Capes e Scielo. Como referencial teórico foram escolhidos autores como Luckesi (2011 e 2014), Fochi (2019), Libâneo (1994), Marques e Almeida (2011), entre outros. Os resultados indicam práticas avaliativas como portfólios físicos e digitais, fichas no diário de classe e a documentação pedagógica, que narra o processo educativo de forma global, ampliando o olhar sobre a criança. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Documentação pedagógica e o processo de avaliação na educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891921.pdf 195.2Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account