Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas

Show full item record

Title: O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
Author: Simonini, Leidi
Abstract: Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789383.pdf 294.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account