Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal

Show simple item record

dc.contributor.author Rizzi, Cristiane Ferrari pt_BR
dc.date 2018 pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/389 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Professores - Formação pt_BR
dc.subject Educação - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Pet matemática : a formação continuada analisada por professores da rede municipal pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789389.pdf 238.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account