Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

As potencialidades dos conhecimentos prévios de alunos do ensino médio na aprendizagem de análise combinatória

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pértile, Karine pt_BR
dc.contributor.author Ferrari, Patrícia pt_BR
dc.date 2018 pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/390 pt_BR
dc.description.abstract É sabido que os alunos já chegam à sala de aula munidos com uma série de ideias próprias acerca do assunto que será aprendido. Levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos representa um dos aspectos mais importantes no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de verificar a potencialidade dos conhecimentos prévios dos alunos em problemas de contagem, foi realizado um estudo de caso com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Garibaldi (RS). Por meio da metodologia da resolução de problemas, em Análise Combinatória, é possível desenvolver o conteúdo de tal forma que o aluno consiga montar estratégias, dar significado e reconhecer diferenças entre conceitos. Sem o uso de fórmulas o aluno compreende os conceitos abordados e pode apropriar-se do pensamento lógico desenvolvendo estratégias, gerando assim um aproveitamento satisfatório e um conhecimento significativo em relação ao conteúdo, de suma importância, que fora abordado. Os alunos sentem satisfação ao perceberem que resolvem os problemas propostos de forma correta e que suas estratégias, procedimentos e pensamentos vão de encontro ao resultado do que fora proposto. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Matemática - Problemas, questões, exercícios pt_BR
dc.subject Análise combinatória pt_BR
dc.subject Conhecimento e aprendizagem pt_BR
dc.title As potencialidades dos conhecimentos prévios de alunos do ensino médio na aprendizagem de análise combinatória pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789390.pdf 384.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account