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Desigualdades na educação brasileira durante a pandemia da covid-19: um estudo sobre o ensino remoto em uma escola pública de um pequeno município do litoral norte do Rio Grande do Sul

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Title: Desigualdades na educação brasileira durante a pandemia da covid-19: um estudo sobre o ensino remoto em uma escola pública de um pequeno município do litoral norte do Rio Grande do Sul
Author: Pacheco, Jéssica Nascimento
Abstract: Devido à pandemia da COVID-19, as instituições de ensino brasileiras suspenderam as atividades presenciais a partir de março de 2020. As redes de ensino, cada uma ao seu tempo e a sua maneira, passaram a adotar o chamado “ensino remoto”, substituindo as aulas presenciais, nas dependências escolares ou acadêmicas, por atividades que fazem uso, por exemplo, de tecnologias digitais de informação e comunicação. Como essa modalidade de ensino se efetivou no Brasil, país considerado o sétimo mais desigual do mundo? Essa indagação orientou a pesquisa que deu origem a este trabalho e que buscou compreender, justamente, a efetivação do ensino remoto e a sua relação com as desigualdades sociais. Para tanto, voltou-se para um pequeno município do litoral norte do Rio Grande do Sul, tendo como referência a experiência de uma escola pública municipal. Ao longo de seis meses, três turmas de séries finais do ensino fundamental de Palmares do Sul foram acompanhadas, verificando a frequência e a participação discente nas aulas remotas, através de dois componentes curriculares (Ciências e Língua Portuguesa). Os registros do trabalho docente, compostos por diários de classe e planilhas de controle das entregas das atividades remotas, foram as principais fontes de pesquisa. A eles foram somados dados de fontes oficiais (como o IBGE e o Inep) que permitiram caracterizar o referido município. Esses dados já sinalizavam a falta de acesso à internet nos domicílios (apenas 27,7% tinham acesso à internet), baixa escolaridade da população (56,3% não tinha nenhum grau de instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto) e altos índices de infrequência escolar no município (cerca de 70% não frequentavam à escola naquele período). A pesquisa diagnosticou que, em se tratando das aulas remotas, foram apontados índices significativos de abandono escolar e média/baixa participação dos estudantes, índices acentuados com a adoção do ensino remoto. No componente curricular de Língua Portuguesa, 21,6% dos estudantes abandonaram as aulas remotas, enquanto em Ciências, chegou a 32% de abandono. Ao se fazer uma comparação do modelo de ensino remoto com o presencial, os índices de abandono escolar no modelo presencial, não ultrapassavam 5%, em ambos componentes curriculares. Em relação à média de realização das atividades remotas, o percentual de estudantes que realizavam as tarefas escolares, oscilou entre 8% e 31%, de acordo com a turma e a disciplina ministrada. Também, constatou-se falta de acesso, por parte dos estudantes, aos conteúdos disponibilizados em plataformas online e redes sociais da escola. Os resultados deste estudo, portanto, vieram a ratificar a divisão social que estrutura a sociedade brasileira, mostrando que o ensino remoto não se tornou acessível a todos os estudantes.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/533
Date: 2022


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