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Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)

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Title: Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS)
Author: Wamser, Angelita de Cássia Fernandes
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania. Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas, tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação de professores e políticas públicas para a educação.This work is the result of an exploratory research with the objective to characterize the teaching of local identity content - history, geography, environment and culture of the municipality - in the early years of Elementary School, that is, from the first to the fifth year, in the municipal education network of Capão da Canoa. This municipality is located on the northern coast of the state of Rio Grande do Sul. Having its economy driven by tourism, civil construction, real estate and commerce in general, it has shown great population growth in recent years. Following population growth, the demand for places in municipal schools also grows, as does the acquisition of education professionals to meet this demand. This migratory phenomenon in the context of liquid post-modernity denounced by Zygmunt Bauman could put issues of belonging to local identity and education for citizenship in the spotlight. However, other factors can also negatively or positively influence the teaching of local identity content. In this qualitative-quantitative study, the perceptions of teachers from the municipal school system were collected through questionnaires and interviews, having been analyzed in the light of the theories of Bauman, Hall, Candau and other authors on identity, belonging and education for citizenship, revealing thus a diagnostic framework that can be very useful in defining curricula, teacher training programs and public policies for education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536
Date: 2022


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