dc.contributor.author |
Wamser, Angelita de Cássia Fernandes |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-07-04T22:13:42Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-07-04T22:13:42Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/536 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória com o objetivo de
caracterizar o ensino dos conteúdos da identidade local – história, geografia, meio ambiente
e cultura do município – nos anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, do primeiro ao quinto
ano, na rede municipal de educação de Capão da Canoa. Esse município localiza-se no litoral
norte do estado do Rio Grande do Sul. Tendo sua economia movimentada pelo turismo, pela
construção civil, pelo comércio imobiliário e pelo comércio em geral, tem apresentado grande
crescimento populacional nos últimos anos. Acompanhando o crescimento populacional, a
procura por vagas nas escolas municipais também cresce, da mesma forma que a aquisição
de profissionais da educação para atender essa demanda. Esse fenômeno migratório no
contexto da pós-modernidade líquida denunciada por Zygmunt Bauman poderia colocar na
berlinda as questões de pertencimento à identidade local e educação para a cidadania.
Entretanto, outros fatores também podem influenciar de forma negativa ou positiva o ensino
dos conteúdos da identidade local. Neste estudo qualitativo-quantitativo, as percepções dos
docentes da rede municipal de ensino foram coletadas através de questionários e entrevistas,
tendo sido analisadas à luz das teorias de Bauman, Hall, Candau e outros autores sobre
identidade, pertencimento e educação para a cidadania, revelando assim um quadro
diagnóstico que pode ter grande utilidade na definição de currículos, programas de formação
de professores e políticas públicas para a educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work is the result of an exploratory research with the objective to characterize
the teaching of local identity content - history, geography, environment and culture of the
municipality - in the early years of Elementary School, that is, from the first to the fifth year, in
the municipal education network of Capão da Canoa. This municipality is located on the
northern coast of the state of Rio Grande do Sul. Having its economy driven by tourism, civil
construction, real estate and commerce in general, it has shown great population growth in
recent years. Following population growth, the demand for places in municipal schools also
grows, as does the acquisition of education professionals to meet this demand. This migratory
phenomenon in the context of liquid post-modernity denounced by Zygmunt Bauman could put
issues of belonging to local identity and education for citizenship in the spotlight. However,
other factors can also negatively or positively influence the teaching of local identity content.
In this qualitative-quantitative study, the perceptions of teachers from the municipal school
system were collected through questionnaires and interviews, having been analyzed in the
light of the theories of Bauman, Hall, Candau and other authors on identity, belonging and
education for citizenship, revealing thus a diagnostic framework that can be very useful in
defining curricula, teacher training programs and public policies for education. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
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dc.subject |
Estudantes do ensino fundamental |
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dc.subject |
Capão da Canoa (RS) |
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dc.title |
Identidade e pertencimento: um diagnóstico do ensino dos conteúdos locais nos anos iniciais da rede municipal de educação de Capão da Canoa (RS) |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
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