Abstract:
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A partir da implementação da política de cotas nas universidades através da Lei 12.711 de 2012 que prevê 50% das vagas para estudantes das escolas públicas, além de do ingresso de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, muitas discussões políticas se opuseram a implementação dessas políticas públicas. Alguns questionamentos eram contrários às ações afirmativas, justificando que esse grupo de estudante iria ter um baixo desempenho acadêmico em relação aos não cotistas e, consequentemente, resultariam em evasão e baixo desempenho em indicadores de qualidade. Este trabalho tem por objetivo investigar se há diferenças significativas de desempenho acadêmico entre estudantes que ingressaram por meio do sistema de cotas e os estudantes não cotistas do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no período de 2013 a 2018. Realizamos a medida do desempenho escolar por meio do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Nessa pesquisa, utilizou-se o método estatístico de Análise de Variância ANOVA, que é uma técnica que permite analisar se existe diferenças significativas entre médias de dois grupos em análise. Inicialmente realizamos a análise do IRA geral para todos os estudantes cotistas e todos os estudantes não cotistas. Além disso, separamos nossa análise do IRA em relação ao sexo do estudante. A partir das análises realizadas foi possível verificar que as médias dos cotistas e não cotistas é praticamente a mesma, além disso, não conseguimos observar uma substancial diferença entre homens e mulheres. Dessa forma não podemos afirmar que exista uma constante superioridade entre os desempenhos escolares de determinado grupo em relação a outro conforme a turma avaliada. |