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Trajetória acadêmica dos estudantes cotistas do curso de licenciatura em física : uma análise do desempenho acadêmico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul

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dc.contributor.advisor Barbosa, Rafael de Carvalho pt_BR
dc.contributor.author Santos, Thamara Aquino dos pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-23T19:19:25Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-23T19:19:25Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1044 pt_BR
dc.description.abstract A partir da implementação da política de cotas nas universidades através da Lei 12.711 de 2012 que prevê 50% das vagas para estudantes das escolas públicas, além de do ingresso de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, muitas discussões políticas se opuseram a implementação dessas políticas públicas. Alguns questionamentos eram contrários às ações afirmativas, justificando que esse grupo de estudante iria ter um baixo desempenho acadêmico em relação aos não cotistas e, consequentemente, resultariam em evasão e baixo desempenho em indicadores de qualidade. Este trabalho tem por objetivo investigar se há diferenças significativas de desempenho acadêmico entre estudantes que ingressaram por meio do sistema de cotas e os estudantes não cotistas do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no período de 2013 a 2018. Realizamos a medida do desempenho escolar por meio do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Nessa pesquisa, utilizou-se o método estatístico de Análise de Variância ANOVA, que é uma técnica que permite analisar se existe diferenças significativas entre médias de dois grupos em análise. Inicialmente realizamos a análise do IRA geral para todos os estudantes cotistas e todos os estudantes não cotistas. Além disso, separamos nossa análise do IRA em relação ao sexo do estudante. A partir das análises realizadas foi possível verificar que as médias dos cotistas e não cotistas é praticamente a mesma, além disso, não conseguimos observar uma substancial diferença entre homens e mulheres. Dessa forma não podemos afirmar que exista uma constante superioridade entre os desempenhos escolares de determinado grupo em relação a outro conforme a turma avaliada. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Educação - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Desempenho - Avaliação pt_BR
dc.title Trajetória acadêmica dos estudantes cotistas do curso de licenciatura em física : uma análise do desempenho acadêmico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Física pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR


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