Title: | A comunicação organizacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do ensino médio integrado do Campus Bento Gonçalves/RS |
Author: | Veber, Augusto Basso |
Abstract: |
A presente dissertação descreve a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Está inserida na Linha de Pesquisa de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e vinculada ao “Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado”. A pesquisa parte do cenário existente e vivenciado pelo mestrando e, a partir disso, propõe um produto educacional que para buscar solucionar a problemática apresentada. A investigação teve como objetivo geral pesquisar como os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS - Campus Bento Gonçalves recebem e compreendem as ações de Comunicação Organizacional desenvolvidas pela Coordenadoria de Comunicação do referido Campus, com a proposta de ampliar o número de estudantes que recebem essas informações e com isso passem a participar mais das ações desenvolvidas pela instituição. Nos referenciais teóricos são apresentados desde o histórico e contextualização sobre o Campus Bento Gonçalves - locus da investigação, bem como a reorganização da Rede Federal de EPT, até os conceitos que fundamentam a pesquisa, tais como a comunicação pública, a comunicação organizacional, a educomunicação e as mídias sociais, além dos achados de pesquisas sobre comunicação organizacional e educação, que serve para demonstrar a lacuna de pesquisa existente e apresentar o que há de trabalhos acadêmicos nesta área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de concepção exploratória. Sobre os procedimentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa documental e de levantamento. Para obtenção dos dados da primeira etapa da investigação foram enviados questionários eletrônicos aos estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Bento Gonçalves que aceitaram e consentiram em participar da pesquisa. Com a análise dos dados pode-se estudar quais são os documentos que regulamentam a comunicação no IFRS e apresentar quais são as atividades que o setor de Comunicação desempenha, sempre à luz do referencial teórico trazido. Também foi possível compreender que, em geral, os estudantes se sentem bem informados sobre as ações do Campus, mas apontam que ainda há uma rede em especial que não é utilizada para o envio de informações de forma organizada e sistematizada, o WhatsApp. Aliás, identificou-se que as redes sociais são os espaços em que os estudantes mais procuram quando querem saber do que acontece no Campus, antes mesmo do site institucional. A partir dos dados levantados junto aos estudantes foi possível planejar, elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional que ampliasse as ações de divulgação institucional no Campus, em formato de guia, e direcionado aos setores de comunicação de instituições de EPT. Ficou evidente a importância de mapear junto ao público que se deseja atingir qual é a forma que consomem conteúdo, para que a comunicação seja mais efetiva e seja possível ampliar a divulgação de ações para os públicos de interesse. Com o Guia foi possível construir um canal para divulgação de notícias com os estudantes da instituição. Na etapa final da pesquisa, o canal criado foi avaliado pelos discentes que concordaram em segui-lo e o Guia foi avaliado pelos comunicadores do IFRS, sendo que ambos atenderam a proposta de contribuir para a divulgação de ações institucionais para os estudantes em uma instituição de EPT. This dissertation describes the research conducted in the Professional Master in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). It is inserted in the Research Line of “Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT)” and linked to “Macroproject 3 - Educational Practices in the Integrated Curriculum”. The research starts from the existing scenario and experienced by the master's student and, from this, proposes an educational product that seeks to solve the problem presented. The main objective of the research was to investigate how students of the technical courses integrated to the High School of Campus Bento Gonçalves of IFRS receive and understand the actions of Organizational Communication developed by the Communication Coordination of said Campus, with the proposal to increase the number of students who receive this information and thus start to participate more in the actions developed by the institution. The theoretical references are presented from the history and contextualization of the Bento Gonçalves Campus - locus of research, as well as the reorganization of the Federal Network of EPT, to the concepts that underpin the research, such as public communication, organizational communication, educommunication and social media, in addition to the findings of research on organizational communication and education, which serves to demonstrate the existing research gap and present what there is of academic work in this area. This is a qualitative, exploratory study. Regarding the methodological procedures, documentary and survey research were used. To obtain the data from the first stage of the research, electronic questionnaires were sent to the students of the Integrated Technical Courses to Secondary Education of Campus Bento Gonçalves who accepted and consented to participate in the research. With the data analysis, it is possible to study the documents that regulate communication in IFRS and present the activities that the Communication sector performs, always in the light of the theoretical framework brought. It was also possible to understand that, in general, students feel well informed about the actions of the Campus, but point out that there is still a particular network that is not used to send information in an organized and systematized way, WhatsApp. In fact, it was identified that social networks are the spaces in which students most look when they want to know what is happening on the Campus, even before the institutional website. Based on the data collected from the students, it was possible to plan, develop, apply and evaluate an educational product that would expand the institutional outreach activities on the Campus, in the format of a guide, and directed to the communication sectors of PE institutions. It was evident the importance of mapping with the public that one wants to reach how they consume content, so that communication is more effective and it is possible to expand the dissemination of actions to the public of interest. With the Guide it was possible to build a channel for disseminating news to the students of the institution. In the final stage of the research, the created channel was evaluated by the students who agreed to follow it and the Guide was evaluated by the IFRS communicators, both of whom met the proposal to contribute to the dissemination of institutional actions for students in a PE institution. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1055 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Dissertação Augusto Basso Veber.pdf | 8.447Mb |
View/ |
Texto completo |