Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS

Show full item record

Title: A alfabetização na formação inicial docente : concepções e práticas de docentes de dois cursos regulares de licenciatura em pedagogia do IFRS
Author: Sandrin, Águeda
Abstract: Com o advento de cursos de Pedagogia nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de 2010, refletir sobre como se dá a formação em alfabetização nesses espaços assume relevância. Assim, este estudo buscou compreender concepções e práticas construídas por docentes que atuam na formação em alfabetização em dois cursos de Pedagogia regulares, ofertados no IFRS. O estudo assumiu a abordagem qualitativa (YIN, 2016) para desenvolver um estudo de caso (CRESWELL, 2014). Empregou a análise documental (MARCONI E LAKATOS, 2003) de dois Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos envolvidos no estudo e ementas de disciplinas que têm como objeto a formação em alfabetização. Além disso, quatro sujeitos foram envolvidos no estudo. Tratam-se de docentes responsáveis por disciplinas que trabalham com o objeto de estudo desta pesquisa, indicadas por coordenadores de dois cursos de Pedagogia do IFRS. Duas delas responderam a questionários e duas, uma entrevista semiestruturada (MARCONI E LAKATOS, 2003) realizada via Meet. Os resultados apontam que as concepções e práticas das professoras estão entrelaçadas. Além da visão cognitiva e linguística, a alfabetização também é concebida como um processo eminentemente social. As práticas envolvem estudos teóricos, mas também as trocas de experiências de licenciandos já alfabetizadores e debates e reflexões acerca do tema, enquanto futuros alfabetizadores, mas também, enquanto leitores. Como aporte teórico sobre alfabetização destacam-se Freire (2011), Mortatti (2008) e Soares (2020). Vaillant e Marcelo (2012) e Tardif (2002) sustentam a problematização sobre a formação de professores.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1078
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891078.pdf 361.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account