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A acessibilidade de estudantes surdos na EPT: subsídios teóricos e práticos a partir de processo seletivo no IFRS

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Title: A acessibilidade de estudantes surdos na EPT: subsídios teóricos e práticos a partir de processo seletivo no IFRS
Author: Silva, Daniel Oliveira da
Abstract: Esta dissertação trata-se de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e tem como objetivo ampliar as possibilidades de acessibilidade e de escolarização de estudantes surdos, melhorando assim, o seu cotidiano como estudante, cidadão e trabalhador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é baixa a porcentagem de pessoas com deficiência auditiva no âmbito educacional. E conforme o Decreto 5.626 de 2005, é garantido aos surdos o acesso à educação. Esse Decreto é de suma importância para as pessoas surdas, pois sua primeira língua é a Libras e a segunda, utilizada como escrita, é a Língua Portuguesa. Assim, por meio dessa pesquisa, o autor problematiza a acessibilidade para os candidatos surdos no Processo Seletivo do IFRS. Em 2014 foi iniciada a acessibilidade das provas por meio da videoprovas em Libras e, posteriormente, foram disponibilizados os editais em Libras. Esse tipo de acessibilidade continua ocorrendo até os dias de hoje, mas isso não é implementado em todos os cursos, a exemplo da pós-graduação. Também foi observado que nos últimos sete anos a quantidade de candidatos surdos inscritos foi baixa. Esse fato preocupa, pois, o IFRS é uma instituição federal de ensino pública e gratuita, e por isso, deveria ser modelo em acessibilidade em língua de sinais, para assim influenciar outras instituições, dado que a Libras é a prioridade para as pessoas surdas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as estratégias têm sido adotadas para a promoção da acessibilidade no processo seletivo do IFRS, incluindo a análise das políticas institucionais e o mapeamento de demandas apontadas por candidatos/as surdos/as, visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para a ampliação e/ou aprimoramento de tais práticas inclusivas no contexto da EPT. O problema que esta pesquisa pretende responder é: Como melhorar a acessibilidade em Libras nos Processos Seletivos do IFRS? No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados é uma pesquisa survey. Após a coleta e a análise sobre os dados, foi criado um produto educacional em formato de “mídia educacional”, com o objetivo de gerar uma melhoria da acessibilidade dos processos seletivos do IFRS. Assim, essa dissertação e o produto educacional apontam melhorias no PS do IFRS, trazendo as ponderações sobre o direito das pessoas surdas como língua de sinais, incluído o mundo do trabalho e a EPT. Defende-se que a acessibilidade em Libras amplia a autonomia e a independência das pessoas surdas, propiciando uma educação pela igualdade a todas as pessoas.This dissertation is research for the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT), from the Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) line of research, and aims to expand the possibilities of accessibility and schooling for deaf students. , thus improving your daily life as a student, citizen and worker. According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the percentage of people with hearing impairment in the educational context is low. And according to Decree 5,626 of 2005, deaf people are guaranteed access to education. This Decree is of utmost importance for deaf people, as their first language is Libras and the second, used as writing, is Portuguese. Thus, through this research, the author problematizes accessibility for deaf candidates in the IFRS Selection Process. In 2014, the accessibility of tests began through video tests in Libras and, later, the notices were made available in Libras. This type of accessibility continues to occur today, but it is not implemented in all courses, such as postgraduate studies. It was also observed that in the last seven years the number of deaf candidates registered was low. This fact is worrying, as IFRS is a free, public federal educational institution, and therefore, it should be a model in sign language accessibility, in order to influence other institutions, given that Libras is the priority for deaf people. This research aims to investigate which strategies have been adopted to promote accessibility in the IFRS selection process, including the analysis of institutional policies and the mapping of demands highlighted by deaf candidates, aiming to produce theoretical and methodological approaches for expanding and/or improving such inclusive practices in the context of EFA. The problem that this research aims to answer is: How to improve accessibility in Libras in IFRS Selection Processes? Regarding methodology, this is research with a qualitative approach, of an applied nature. Regarding the objectives, it is an exploratory research. Regarding data collection procedures, it is a survey research. After collecting and analyzing the data, an educational product was created in an “educational media” format, with the aim of generating an improvement in the accessibility of IFRS selection processes. Thus, this dissertation and the educational product point to improvements in the IFRS PS, bringing considerations about the right of deaf people to sign language, including the world of work and EPT. It is argued that accessibility in Libras increases the autonomy and independence of deaf people, providing education for equality for all people.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1162
Date: 2023


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