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Ensino médio integrado à educação profissional e mundo do trabalho: articulações com base nos estágios supervisionados do IFSul Câmpus Camaquã

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Title: Ensino médio integrado à educação profissional e mundo do trabalho: articulações com base nos estágios supervisionados do IFSul Câmpus Camaquã
Author: Hoppe, Luciana Fraga
Abstract: O presente estudo integra a linha de pesquisa ‘Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica’, do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, da Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O tema de pesquisa refere-se ao estágio supervisionado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e teve como problematização: como qualificar o acesso ao conjunto de regulamentos e orientações sobre os estágios supervisionados no âmbito do EMIEP, com base nos sentidos evidenciados em discursos de servidores e estudantes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Camaquã? Para tanto, objetiva analisar, nos discursos de estudantes e servidores do IFSul Câmpus Camaquã, as concepções de Estágio Supervisionado e sua relevância no EMIEP, com a finalidade de elaborar um produto educacional que qualifique o acesso ao conjunto de regulamentos e orientações sobre os estágios, tendo em vista a articulação com o mundo do trabalho. A abordagem metodológica foi quali e quantitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos exploratório, descritivo e explicativo, buscou maior familiaridade com o problema, produzindo dados por levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. Para tanto, o lócus do estudo foi o IFSul Câmpus Camaquã e foram realizadas entrevistas com os servidores (três coordenadores de cursos de ensino médio integrado e uma coordenadora de extensão) envolvidos nos processos de estágio supervisionado e foi aplicado questionário on-line aos estudantes do EMIEP cursando os quartos anos do ano letivo de 2022, num total de 56 discentes. A análise dos dados foi feita com base no fundamento teórico-metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS). Evidenciou-se dificuldade de acesso aos documentos e na comunicação com o setor de estágios. Além disso, constatou-se a necessidade de promover maior articulação entre escola e empresas locais para implementação de mais vagas para estágios supervisionados. Portanto, foram elaborados dois produtos educacionais (PE): 1) o Guia d@ Estagiári@”, classificado como material didático/instrucional, direcionado aos estudantes como um facilitador do acesso aos documentos, legislações e outros materiais relacionados aos temas trabalho e estágios; 2) a “I Feira dos Estágios e Profissões do IFSul Câmpus Camaquã”, direcionado aos servidores, composto de um passo a passo para realização de um evento organizado. Este estudo e os PE colocam em cena os estágios supervisionados como possibilidade de superação da perspectiva de um simples encaminhamento para o mercado, para atingir o patamar de articulador entre o trabalho pedagógico realizado na instituição e o mundo do trabalho. Os PE serão disponibilizados em repositório público, e há possibilidade de se tornarem ferramentas para outras instituições de ensino.The present study is part of the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education, from the Graduate Program in Professional and Technological Education, of the Associated Institution, Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. The research topic refers to the supervised internship in the High School Integrated to Professional Education (EMIEP) and it had the following question as problematization: how to qualify the access to the set of regulations and guidelines on supervised internships within the scope of EMIEP, based on the meanings evidenced in the discourses of civil servants and students, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFSul) câmpus Camaquã? To this end, it aims to analyze in the discourses of students and employees of IFSul câmpus Camaquã, the conceptions of Supervised Internship and its relevance in EMIEP, with the purpose of developing an educational product that qualifies access to the set of regulations and guidelines on internships, with a view to articulation with the world of work. The methodological approach was qualitative and quantitative, of an applied nature. As for the exploratory, descriptive and explanatory objectives, we seekgreater familiarity with the problem, producing data through bibliographic survey, document analysis and field research. To this end, the locus of the study was the IFSul câmpus Camaquã and interviews were conducted with the servers (three coordinators of integrated high school courses and one extension coordinator) involved in the supervised internship processes and an online questionnaire was applied to EMIEP students attending the fourth years of the 2022 school year, in a total of 56 students. Data analysis was based on the theoretical-methodological foundation of the (Análise dos Movimentos e Sentidos (AMS)) Analysis of Sense Movements (SMA). Difficulties in accessing documents and communicating with the internship sector were evidenced. In addition, there was a need to promote greater articulation between school and local companies to implement more vacancies for supervised internships. Therefore, two educational products (EP) were elaborated: 1) the Guia d@ Estagiári@, classified as didactic/instructional material, aimed at students as a facilitator of access to documents, legislation and other materials related to the themes of work and internships; 2) the "I Internship and Professions Fair of IFSul Campus Camaquã", aimed at civil servants, consisting of a step-by-step guide for an organized event. This study and the EPs place the supervised internships as a possibility of overcoming the perspective of a simple referral to the market, to reach the level of articulator between the pedagogical work carried out in the institution and the world of work. The EPs will be made available in a public repository, and have the possibility of becoming tools for other educational institutions.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1183
Date: 2024


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