Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Uma análise dialógica das percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem: uma pesquisa de campo no ensino técnico a distância do curso de administração

Show full item record

Title: Uma análise dialógica das percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem: uma pesquisa de campo no ensino técnico a distância do curso de administração
Author: Silveira, Luciano de Lima
Abstract: Esta dissertação, intitulada "Uma análise dialógica das percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem: Uma pesquisa de campo no ensino técnico a distância do curso de administração", investiga as percepções e necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico a distância em administração. A problemática desta pesquisa reside na busca por compreender como os estudantes percebem o processo de ensino a distância e quais são suas necessidades específicas em relação ao curso. A pesquisa visa contribuir para um processo pedagógico de qualidade social, buscando aprimorar o próprio curso técnico a distância em administração. Justifica-se essa pesquisa do ponto de vista pessoal, acadêmico e social, visto que essa pesquisa parte da perspectiva da importância de considerar as especificidades do ensino a distância para aprimorar a qualidade do ensino, atender às necessidades dos estudantes, contribuir para a sociedade e identificar boas práticas nesse tipo de ensino. O estudo identificou as percepções e necessidades dos estudantes em relação ao ensino a distância e propôs sugestões para o aprimoramento do curso. Em suas percepções e necessidades os estudantes apontaram o desejo do enriquecimento do curso e de sua plataforma de ensino, relataram a necessidade de terem à disposição, materiais em vídeo, leituras, games, quizzes, atividades de simulação da prática profissional, estudos de caso e interação ao vivo com o tutor. Como resultado, foi desenvolvido um produto educacional, o "Guia Didático: Trilhas de aprendizagem para o curso técnico em Administração EAD", que visa facilitar a aprendizagem autônoma, promover a aplicação prática de conceitos teóricos e preparar os estudantes para os desafios do mundo real na administração de empresas. Este trabalho contribui para a construção de um processo pedagógico de qualidade no âmbito do ProfEPT, fortalecendo o Ensino e a Educação Profissional e Tecnológica.This dissertation, entitled "A dialogic analysis of students' perceptions and needs in the teaching-learning process: A field research in distance technical education in the administration course", investigates the perceptions and needs of students in the teaching-learning process of the distance technical course in administration. The problem of this research lies in the search to understand how students perceive the distance learning process and what their specific needs are in relation to the course. The research aims to contribute to a pedagogical process of social quality, seeking to improve the distance technical course in administration. This research is justified from a personal, academic and social point of view, as this research starts from the perspective of the importance of considering the specificities of distance learning to improve the quality of teaching, meet the needs of students, contribute to society and identify good practices in this type of teaching. The study identified students' perceptions and needs in relation to distance learning and proposed suggestions for improving the course. In their perceptions and needs, students point out the desire to enrich the course and its teaching platform, reporting the need to have available video materials, readings, games, quizzes, professional practice simulation activities, case studies, live interaction with the tutor. As a result, an educational product was developed, the "Teaching Guide: Learning trails for the technical course in EAD Administration", which aims to facilitate autonomous learning, promote the practical application of theoretical concepts and prepare students for real-world challenges in business administration. This work contributes to the construction of a quality pedagogical process within the scope of ProfEPT, strengthening Teaching and Professional and Technological Education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1190
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891190.pdf 2.852Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account