Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Uma proposta metodológica para o ensino de teclado/piano para crianças e a possibilidade de profissionalização

Show full item record

Title: Uma proposta metodológica para o ensino de teclado/piano para crianças e a possibilidade de profissionalização
Author: Balzan, Renan Luís
Abstract: Esta pesquisa está vinculada ao programa de mestrado profissional em educação profissional e tecnológica do IFRS. A preparação para a profissionalização ocorre muito cedo com os músicos, sendo que o modelo de ensino chamado “conservatorial” ainda exerce bastante influência nas instituições de ensino. Considerando que as crianças e adolescentes de hoje possuem um perfil muito diferente das gerações anteriores e muitos desistem dos estudos musicais, surge o desafio para o professor de oferecer a música para todos – como dimensão cultural - sem negligenciar os conhecimentos técnicos necessários para manter aberta a porta da profissionalização no futuro, já que todos os alunos são profissionais em potencial. Sendo assim, esse projeto tem como objetivo investigar as potencialidades e os limites de uma proposta didática para o ensino do Teclado/Piano, na formação continuada de professores de Música, organizada com base no Paradigma do Processamento de Informações e na teoria de Robert Mills Gagné. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, focada em um estudo de caso. O produto educacional desenvolvido foi aplicado e avaliado ao longo de uma oficina de 10 horas de duração, para professores de Piano/Teclado. Através da oficina e dos questionários respondidos, averiguamos quais eram as suas impressões em relação às metodologias que conhecem, à permanência de seus alunos nos estudos musicais, à perspectiva de carreira musical, assim como suas opiniões em relação ao produto educacional apresentado. Concluímos que o Produto Educacional apresenta potencial para cumprir seu objetivo quando aplicado em sala de aula, sendo adequado para o seu público-alvo e viável como alternativa para os métodos conservatoriais tradicionais.This research is linked to the Professional Master's Program in Professional and Technological Education of IFRS. Preparation for professionalization occurs very early with musicians, and the so-called “conservatory” teaching model still exerts a lot of influence in educational institutions. Considering that today's children and adolescents have a very different profile from those belonging to previous generations and many give up musical studies, the challenge arises for the teacher to offer music for everyone - as a cultural dimension - without neglecting the technical knowledge necessary to keep open the door to professionalization in the future, as all students are potential professionals. Therefore, this project aims to investigate the potential and limits of a didactic proposal for the teaching of Keyboard/Piano, in the continuing education of Music teachers, organized upon the Information Processing Paradigm and on the theory of Robert Mills Gagné. To do so, a qualitative research was developed, focused on a case study. The educational product developed was applied and evaluated during a 10-hour workshop for Piano/Keyboard teachers. Through the workshop and the answered questionnaires, we found out what their impressions were regarding the methodologies they know, the permanence of their students in musical studies, the perspective of a musical career and in relation to the educational product presented. We conclude that the Educational Product has the potential to fulfill its objective when applied in the classroom, being suitable for its target audience and viable as an alternative to traditional conservatory methods.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1227
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891227.pdf 3.380Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account