Title: | Aprendizagem significativa e resolução de problemas: uma proposta para o ensino de Matemática no 1º ano do ensino médio |
Author: | Machado, Lisandro Bitencourt |
Abstract: |
Este trabalho apresenta e analisa parte dos resultados obtidos através de um projeto de pesquisa desenvolvido no IFRS campus Osório, intitulado “Aprendizagem Significativa e a formação de professores”, que teve como principal ferramenta de coleta de dados um questionário aplicado a docentes da rede pública de escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul, que atuam na educação básica. Através desse questionário foi possível verificar como está se dando o ensino de Álgebra, mais especificamente o ensino de Funções, para o 1º ano do Ensino Médio: seleção de conteúdos, metodologia e ferramentas de ensino utilizadas. Assim como foi possível identificar se esse grupo de professores conhece e/ou adota, mesmo que de maneira implícita, o que é proposto pela teoria de ensino da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Desse modo, levando em consideração a dificuldade normalmente apresentada pelos discentes no estudo da Álgebra e tendo como objetivo criar mecanismos para que o ensino dessa temática se torne mais proveitoso, foi elaborada, como instrumento final do presente trabalho, uma sequência didática que possa, através da metodologia de Resolução de Problemas, apresentar a esses professores uma maneira de inserir a teoria de Ausubel em seus planejamentos, com o intuito de elaborar novas possibilidades para o ensino de Álgebra e, consequentemente, reduzir algumas lacunas de aprendizagem que os alunos possam apresentar ao ingressarem no ensino médio This work shows and analyzes part of the results obtained through a research project developed at the IFRS campus Osório, entitled “Meaningful Learning and the educational background of teachers”, whose main tool for data collection was a mandatory questionnaire for teachers in the public school network on the north coast of Rio Grande do Sul, working in middle and high school. Through that questionnaire it was possible to check how Algebra teaching was going, more especifically the teaching of Functions, for the 1st year of high school: selection of contents, methodology and teaching methods used. Just as it was possible to identify whether this group of teachers knows and/or adopts, even if implicitly, what is proposed by Ausubel’s theory of Significant Learning. Therefore, taking into account the difficulty normally showed by the students in the study of this theme and aiming to create mechanisms for this teaching to become more advantageous, it was elaborated, as a final instrument of the present work, a didactic sequence that can, through the Problem Solving methodology, show to those teachers a way of inserting Ausubel’s theory in their planning, in order to elaborate new possibilities for the teaching of Algebra, and, consequently, reduce some learning gaps that students may manifest when they enter high school. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1270 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891270.pdf | 1.613Mb |
View/ |
Texto completo |