dc.contributor.advisor |
Machado, Lisandro Bitencourt |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-29T13:28:01Z |
|
dc.date.available |
2024-07-29T13:28:01Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1270 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta e analisa parte dos resultados obtidos através de um projeto de pesquisa
desenvolvido no IFRS campus Osório, intitulado “Aprendizagem Significativa e a formação de
professores”, que teve como principal ferramenta de coleta de dados um questionário aplicado
a docentes da rede pública de escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul, que atuam na
educação básica. Através desse questionário foi possível verificar como está se dando o ensino
de Álgebra, mais especificamente o ensino de Funções, para o 1º ano do Ensino Médio: seleção
de conteúdos, metodologia e ferramentas de ensino utilizadas. Assim como foi possível
identificar se esse grupo de professores conhece e/ou adota, mesmo que de maneira implícita,
o que é proposto pela teoria de ensino da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Desse modo,
levando em consideração a dificuldade normalmente apresentada pelos discentes no estudo da
Álgebra e tendo como objetivo criar mecanismos para que o ensino dessa temática se torne mais
proveitoso, foi elaborada, como instrumento final do presente trabalho, uma sequência didática
que possa, através da metodologia de Resolução de Problemas, apresentar a esses professores
uma maneira de inserir a teoria de Ausubel em seus planejamentos, com o intuito de elaborar
novas possibilidades para o ensino de Álgebra e, consequentemente, reduzir algumas lacunas
de aprendizagem que os alunos possam apresentar ao ingressarem no ensino médio |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work shows and analyzes part of the results obtained through a research project developed
at the IFRS campus Osório, entitled “Meaningful Learning and the educational background of
teachers”, whose main tool for data collection was a mandatory questionnaire for teachers in
the public school network on the north coast of Rio Grande do Sul, working in middle and high
school. Through that questionnaire it was possible to check how Algebra teaching was going,
more especifically the teaching of Functions, for the 1st year of high school: selection of
contents, methodology and teaching methods used. Just as it was possible to identify whether
this group of teachers knows and/or adopts, even if implicitly, what is proposed by Ausubel’s
theory of Significant Learning. Therefore, taking into account the difficulty normally showed
by the students in the study of this theme and aiming to create mechanisms for this teaching to
become more advantageous, it was elaborated, as a final instrument of the present work, a
didactic sequence that can, through the Problem Solving methodology, show to those teachers
a way of inserting Ausubel’s theory in their planning, in order to elaborate new possibilities for
the teaching of Algebra, and, consequently, reduce some learning gaps that students may
manifest when they enter high school. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Álgebra |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem significativa e resolução de problemas: uma proposta para o ensino de Matemática no 1º ano do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |