Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Indústria 4.0 e mundo do trabalho: sentidos atribuídos por egressos de cursos técnicos

Show full item record

Title: Indústria 4.0 e mundo do trabalho: sentidos atribuídos por egressos de cursos técnicos
Author: Bernardes, Andrá Benheker
Abstract: O presente estudo trata da temática Indústria 4.0 (I4.0) e da sua reflexão em cursos técnicos. Inserido na Linha de Pesquisa de “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), questionou-se: quais são os efeitos da indústria 4.0 no mundo do trabalho, conforme a percepção dos egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica Mesquita, de Porto Alegre/Rio Grande do Sul?. O objetivo desta pesquisa é compreender os sentidos atribuídos pelos Egressos dos Cursos Técnicos da Escola Técnica José César de Mesquita, em Porto Alegre, a respeito da I4.0, com a finalidade de propor um produto educacional que contribua para a formação humana integral da classe trabalhadora. Classifica-se como aplicada, de abordagem qualitativa e fundamenta-se teórico-metodologicamente na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), sendo que a produção dos dados ocorreu a partir da pesquisa bibliográfica e de campo. Teve como lócus a Escola Técnica José César de Mesquita e seu universo, que abrange 2.635 egressos dos Cursos Técnicos em Mecânica Industrial, Eletrônica e Automação Industrial, desde o ano de 2014 até 2022. Assim, para a produção dos dados realizou-se a análise documental dos Projetos Pedagógico de Cursos (PPCs) dos Cursos Técnicos em Mecânica, Automação Industrial e Eletrônica, da Escola Técnica José César de Mesquita e aplicou-se uma entrevista semi-estruturada pautada em um roteiro de 17 perguntas a 24 egressos. A partir da AMS constatou-se compreensão dos avanços tecnológicos associados à I4.0 e da necessidade de qualificação para entendimento do tema. Contudo, as perspectivas não indicaram consideração explícita dos aspectos opostos desses avanços, como o conceito do trabalho morto, da precarização do emprego e das possíveis consequências adversas que a I4.0 pode acarretar. Em decorrência das análises, desenvolveu-se um produto educacional, em formato de curso de formação profissional, para os estudantes da Educação Profissional. O curso foi elaborado na plataforma Moodle e também sob o formato de apostila e está dividido em três módulos, acrescido da apresentação. Trata-se de um curso que tem por finalidade fomentar a reflexão sobre o tema I4.0 em relação à Tecnologia, Trabalho e Educação, de modo a contribuir para que o trabalho pedagógico realizado permita à formação humana integral da classe trabalhadora.This study deals with the theme of Industry 4.0 (I4.0) and its reflection in technical courses. As part of the "Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Vocational and Technological Education" research line of the Graduate Program in Vocational and Technological Education (ProfEPT), the question was: what are the effects of Industry 4.0 on the world of work, according to the perception of the graduates of the Technical Courses of the Mesquita Technical School in Porto Alegre/Rio Grande do Sul? The aim of this research is to understand the meanings attributed to I4.0 by the graduates of the José César de Mesquita Technical School in Porto Alegre, in order to propose an educational product that contributes to the integral human formation of the working class. It is classified as applied, with a qualitative approach and is theoretically and methodologically based on the Analysis of the Movements of Meanings (AMS), and the data was produced through bibliographical and field research. Its locus was the José César de Mesquita Technical School and its universe encompassed 2,635 graduates from the Industrial Mechanics, Electronics and Industrial Automation Technical Courses, from 2014 to 2022. In order to produce the data, a documentary analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the Technical Courses in Mechanics, Industrial Automation and Electronics at the José César de Mesquita Technical School was carried out and a semi-structured interview based on a 17-question script was applied to 24 graduates. The AMS revealed an understanding of the technological advances associated with I4.0 and the need for qualifications to understand the subject. However, the perspectives did not indicate explicit consideration of the opposing aspects of these advances, such as the concept of dead work, job insecurity and the possible adverse consequences that I4.0 can have. As a result of the analysis, an educational product was developed in the form of a vocational training course for vocational education students. The course was developed on the Moodle platform and also in workbook format and is divided into three modules, plus a presentation. The aim of the course is to encourage reflection on the I4.0 theme in relation to Technology, Work and Education, in order to help ensure that the pedagogical work carried out enables the integral human formation of the working class.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1652
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891652.pdf 11.10Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account