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O uso da rede social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no ensino de química orgânica em língua inglesa

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dc.contributor.advisor Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Julie Charline Siqueira de pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/181 pt_BR
dc.description.abstract O uso de redes sociais na educação tem sido cada vez mais discutido e pesquisado, uma vez que os estudantes já as utilizam amplamente e este aspecto colabora positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo investigar como o Facebook pode ser utilizado como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para tanto foram concebidas propostas de intervenção transdisciplinares com conteúdos de química orgânica ministrados em língua inglesa e que foram desenvolvidas por meio da rede social Facebook, como um AVA. Essas propostas de intervenção geraram, como produto educacional, um e-book, que foi concebido durante o processo de desenvolvimento dessa pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura de trabalhos acadêmicos que focaram no uso desta rede social no contexto educacional, apresentando alguns exemplos do que já existe e destacando algumas estratégias de ensino e aprendizagem praticadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Logo após, essa pesquisa esteve direcionada a conceber estratégias de ensino e aprendizagem à luz da Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin, mediadas pelo Facebook, em formato de um grupo fechado, utilizando como base os conhecimentos oriundos da revisão de literatura. As aulas digitais foram concebidas e aplicadas em turma do segundo semestre do curso Técnico Subsequente em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre, na disciplina de química orgânica. Os participantes avaliaram a contribuição das aulas digitais que utilizaram o Facebook como AVA por meio de questionários com questões abertas e fechadas, que permitiram identificar também o perfil tecnológico desses participantes. Por meio destes questionários foi possível conhecer o potencial educacional e a viabilidade de utilização do Facebook como AVA, pois 92,3% dos participantes da pesquisa avaliaram positivamente as atividades desenvolvidas. Por fim, a descrição dessas aulas digitais, no que se refere aos aspectos educacionais, assim como nos aspectos tecnológicos, constituiu o conteúdo de um e-book, a ser disponibilizado em repositórios digitais gratuitos. pt_BR
dc.description.abstract Using social networks for education has been more and more debated and researched, considering that the students already use them on daily basis and that characteristic can help improving the learning process. The objective of this research was to investigate how Facebook can be used as a Learning Management System (LMS). To try and meet the objective, a transdisciplinary proposal was designed using organic chemistry content in english language inside a Facebook group, working as a LMS. This transdisciplinary proposal generated an e-book with the technical and pedagogical instructions, conceived during the research development process in the Professional and Technological Education Master Degree context. At the beginning, a research on academical studies that already used Facebook as a LMS was made, showing different learning and teaching strategies using Information and Communication Technologies (ICT). After that, this study was dedicated to design teaching and learning strategies in praise of Edgar Morin’s Complex Thinking Theory and using as basis the literature review’s knowledge. The digital classes were applied in a second semester class of the Subsequent Technical Chemistry Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The participants then evaluated the digital classes contribution answering questionnaires with open-ended and closed-ended questions, that also allowed to identify the technological profile of these participants. Their answers made Facebook’s viability as a LMS very clear, considering that 92,3% of the students evaluated positively the activities developed. At the end of the research, an e-book with the content of the classes and the educational aspects of each part, including the technological aspects, will be available in a digital library. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Facebook (Rede social on-line) pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O uso da rede social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no ensino de química orgânica em língua inglesa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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