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A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi

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Title: A conservação das edificações escolares do IFRS: elaboração de um produto educacional direcionado aos sujeitos vinculados à infraestrutura dos campi
Author: Beltram, Caroline Possoli
Abstract: A conservação das edificações escolares garante a preservação do patrimônio institucional, a segurança de seus usuários e permite a perpetuação do espaço enquanto cenário educativo e social. Nesse sentido, a presente pesquisa analisou a importância da conservação das edificações no contexto educacional da EPT, como base para o desenvolvimento de um produto educacional que estimule a formação permanente dos sujeitos vinculados ao setor de infraestrutura dos campi do IFRS. Para tanto, buscou entender a importância do espaço físico no contexto da educação, identificar os marcos regulatórios sobre a conservação de edificações, compreender a realidade de trabalho dos servidores dos setores de infraestrutura dos campi do IFRS e desenvolver um produto educacional no contexto da conservação das edificações escolares do IFRS, verificando sua pertinência. A natureza da pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, de cunho exploratório e qualitativa. Utilizou a pesquisa de campo no sentido de obter conhecimentos sobre a realidade dos setores de infraestrutura, bem como na etapa de avaliação do produto educacional pelos sujeitos. O resultado da pesquisa, materializado no Guia de Orientações para Conservação das Edificações Escolares do IFRS, propõe-se a contribuir, enquanto produto educacional, para uma educação permanente dos profissionais lotados nos setores de Infraestrutura dos campi, permitindo a valorização e a melhor conservação dos espaços educativos do IFRS, colaborando indiretamente com a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica.The conservation of school buildings guarantees the preservation of the institutional properties, the safety of its users and allows the perpetuation of the space as an educational and social scenario. In this regard, this research analyzed the importance of building conservation in the educational context of EPT, as the basis for the development of an educational product that encourages the permanent training of subjects linked to the infrastructure sector of the IFRS campuses. To this end, it sought to understand the importance of physical space in the context of education, to identify the regulatory frameworks for building conservation, to understand the reality of the work of the employees in the infrastructure sectors of the IFRS campuses and to develop an educational product in the context of conservation of the IFRS school buildings, verifying its relevance. It was applied an exploratory and qualitative research. The field research was used in order to enhance knowledge about the reality of the infrastructure sectors as well as in the stage of evaluation of the educational product by the subjects. The result of the research, materialized in the IFRS Guidelines for the Conservation of School Buildings, proposes to contribute, as an educational product, to a permanent education of professionals working in the Infrastructure sectors of the campuses, allowing the valorization and better conservation of the educational spaces of IFRS, collaborating indirectly with the improvement of Professional and Technological Education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/184
Date: 2020


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