Title: | A exponencialidade tecnológica e as novas demandas do mundo do trabalho: uma proposta à Educação Profissional e Tecnológica |
Author: | Mathies, Marcos Dias |
Abstract: |
Este estudo situa-se na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Tem como objetivo analisar o contexto das transformações do mundo do trabalho sob a Exponencialidade Tecnológica e seus impactos na EPT, com a finalidade de apontar alternativas de ação que promovam a articulação entre conhecimentos das áreas de Administração e Informática, por meio do Empreendedorismo Digital, assegurando-se assim uma formação integrada e ampla, sob os eixos do trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Trata-se de uma pesquisa de tipo descritiva, com uma dimensão exploratória e foi desenvolvida seguindo abordagem que se assenta, predominantemente, numa perspectiva qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento quantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. A coleta de dados deu-se por meio da análise documental de regulamentos, currículos, ementas e realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores que atuam nos cursos técnicos em Administração e Informática, bem como gestores do referido Campus. O trabalho apresenta um diagnóstico da EPT frente à conjuntura da Exponencialidade Tecnológica que configura um estado de obsolescência pedagógica causada por uma desconexão com o mundo do trabalho - potencializada pela pandemia. O diagnóstico orientou o desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva servir como instrumento viável de capacitação docente para a indução de projetos de pesquisa exponenciais (ProjEx) que, ao partirem da investigação de problemas científicos socialmente relevantes, buscam gerar inovação com base no desenvolvimento de soluções repetíveis e escaláveis, articulando os conhecimentos de Administração e Informática através do Empreendedorismo Digital por meio da formação de grupos heterogêneos, que ao servir como ”Eixo Estruturante” das disciplinas, busca uma Formação Integral. Esta pesquisa visa contribuir para as reflexões acerca da urgente atualização das bases conceituais da EPT, estimulando a institucionalização de um modelo de percurso curricular com base em projetos que integrem conhecimentos gerais e específicos correspondentes à formação básica e profissional. O trabalho realizado busca, também, servir de fonte integradora de experiências técnicas práticas necessárias ao aluno a fim de perseverar no mundo do trabalho no contexto da Exponencialidade Tecnológica. This study is in the Organization and Memories of Pedagogical Spaces of Professional and Technological Education (EPT) research line of the Professional Master's course in Professional and Technological Education of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Its objective is to analyze the context of world of work transformations under Technological Exponentiality and its impacts on EPT, in order to point out action alternatives to promote the articulation between administration and information technology areas knowledge, through digital entrepreneurship, ensuring thus an integrated and comprehensive qualification, under the axes of work, science, technology and culture. This is descriptive research, with an exploratory dimension and developed following an approach that is based predominantly on a qualitative and dialectical perspective, accompanied by a quantitative treatment, seeking the movements and contradictions typical of educational spaces. It was held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Data collection took place through document analysis of regulations, curriculum, syllabus and semi-structured interviews involving professors who work in administration and information technology technical courses, as well as managers of the aforementioned campus. This work presents a diagnosis of EPT in the context of Technological Exponentiality, which configures a state of pedagogical obsolescence caused by a disconnection from the world of work - boosted by the pandemic. The diagnosis guided the development of an educational product that aims to serve as a viable instrument for teacher training for the induction of exponential research projects (ProjEx) which, based on the investigation of socially relevant scientific problems, seek to generate innovation based on the development of repeatable and scalable solutions, articulating administration and information technology knowledge under digital entrepreneurship, through the formation of heterogeneous groups, which by serving as “Structuring Axis” of the disciplines, seeks an Integral Qualification. This research aims to contribute to reflections on the urgent updating of the EPT's conceptual bases, encouraging the institutionalization of a curricular path model based on projects that integrate general and specific knowledge corresponding to basic and professional qualification, serving as an integrative source of practical experiences, necessary for the student to persevere in the world of work in Technological Exponentiality context. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/497 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789497.pdf | 29.39Mb |
View/ |
Texto completo |