Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação

Show full item record

Title: A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação
Author: Barros, Evaldt de
Abstract: O presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no mundo do trabalho.This article shows a reflection on Youth and Adult Education - EJA, establishing a dialogue with students of the modality, in order to gain a better understanding of their motivations for returning to school in EJA classes, as well as their notions about the relationship between school and the world of work. Regarding the methodological processes, the study consists of a research with a qualitative approach, using semi-structured interviews and analysis based on the content obtained. The interviews were realized with EJA students from a school in the town of Osório-RS. Within the scope of problematization, the theoretical support of several leading authors in the field of Education is presented, such as: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire and Miguel Arroyo. As a result, we noticed that a) EJA students feel more understood by teachers of this modality; b) their school trajectories were and can be harmed by the work needs and c) they see EJA, as an opportunity for find a better job.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789535.pdf 213.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account