dc.contributor.author |
Barros, Evaldt de |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Sousa, Alexandre Ricardo Lobo de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-07-04T22:05:53Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-07-04T22:05:53Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA,
estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior
compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem
como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação
aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem
qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo
obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município
de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários
autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo
Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA
sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias
escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a
EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no
mundo do trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article shows a reflection on Youth and Adult Education - EJA, establishing a dialogue
with students of the modality, in order to gain a better understanding of their motivations for
returning to school in EJA classes, as well as their notions about the relationship between
school and the world of work. Regarding the methodological processes, the study consists of
a research with a qualitative approach, using semi-structured interviews and analysis based
on the content obtained. The interviews were realized with EJA students from a school in the
town of Osório-RS. Within the scope of problematization, the theoretical support of several
leading authors in the field of Education is presented, such as: Álvaro Vieira Pinto, Paulo
Freire and Miguel Arroyo. As a result, we noticed that a) EJA students feel more understood
by teachers of this modality; b) their school trajectories were and can be harmed by the work
needs and c) they see EJA, as an opportunity for find a better job. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Mundo do trabalho |
pt_BR |
dc.title |
A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Educação Básica e Profissional |
pt_BR |