Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação

Show simple item record

dc.contributor.author Barros, Evaldt de pt_BR
dc.contributor.other Sousa, Alexandre Ricardo Lobo de pt_BR
dc.date.accessioned 2022-07-04T22:05:53Z pt_BR
dc.date.available 2022-07-04T22:05:53Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/535 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, estabelecendo um diálogo com os(as) estudantes da modalidade, a fim de uma maior compreensão acerca de suas motivações para o retorno à escola nas classes da EJA, bem como sobre suas noções acerca da relação entre escola e mundo do trabalho. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e análise a partir do conteúdo obtido. As entrevistas foram realizadas com estudantes da EJA de uma escola do município de Osório-RS. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Como resultados, percebemos que a) os(as) estudantes da EJA sentem-se mais compreendidos pelos professores dessa modalidade; b) suas trajetórias escolares foram e podem ser prejudicadas pela necessidade de trabalhar e c) percebem a EJA, entre outras perspectivas, como uma oportunidade para uma melhor inserção no mundo do trabalho. pt_BR
dc.description.abstract This article shows a reflection on Youth and Adult Education - EJA, establishing a dialogue with students of the modality, in order to gain a better understanding of their motivations for returning to school in EJA classes, as well as their notions about the relationship between school and the world of work. Regarding the methodological processes, the study consists of a research with a qualitative approach, using semi-structured interviews and analysis based on the content obtained. The interviews were realized with EJA students from a school in the town of Osório-RS. Within the scope of problematization, the theoretical support of several leading authors in the field of Education is presented, such as: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire and Miguel Arroyo. As a result, we noticed that a) EJA students feel more understood by teachers of this modality; b) their school trajectories were and can be harmed by the work needs and c) they see EJA, as an opportunity for find a better job. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Mundo do trabalho pt_BR
dc.title A EJA pelo olhar dos(as) estudantes da modalidade: reflexões sobre o mundo do trabalho e o direito à educação pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789535.pdf 213.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account